PORTO DE PARANAGUÁ GANHA NOVO TERMINAL PRIVADO
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Entra em operação, na próxima semana, as novas instalações do terminal da CBN - Companhia Brasileira de Logística -, no Porto de Paranaguá, PR. A empresa investiu cerca de R$ 6 milhões para modernizar e ampliar os seus armazéns, instalados junto ao Corredor de Exportação - por onde são movimentados os produtos da safra agrícola. Com a ampliação das instalações, a empresa vai poder atuar com a "segregação" de produtos. Ou seja, mercadorias controlados desde a origem até o embarque nos navios terão movimentação separada das demais. Um exemplo são produtos com certificação de qualidade, que ficam estocados em armazéns inspecionados e aprovados pelos controladores da qualidade.
Capacidade - A CBL ampliou em 54% sua capacidade de recepção, armazenamento e expedição de grãos do seu terminal portuário. Segundo o gerente comercial da empresa, Washington Viana, a projeção para este ano é exportar 2 milhões de toneladas de grãos - contra 1,3 milhão no ano passado. Com o investimento, a capacidade de armazenagem da CBL foi ampliada de 50.000 para 75.000 toneladas. Foram construídos quatro silos metálicos - com capacidade para receber 5.000 toneladas cada um. A vantagem do terminal da CBL é que ele está totalmente informatizado, com um painel de controle que permite o comando automático de todos os equipamentos, dispondo ainda de software para controle de gestão operacional. A CBL possui 48 funcionários e planeja a contratação temporária de mais 250 pessoas por seis meses, para o escoamento da safra.
Investimentos - Com o investimento da CBL chega a R$ 454,4 milhões o montante de investimentos feitos pelo Governo e iniciativa privada no Porto de Paranaguá, nos últimos anos. No começo deste mês entrou em operação o terminal de escoamento de açúcar da Paraná Operações Portuárias, pertencente a um grupo de usinas de açúcar e álcool do Norte do Paraná. Além desse, foram implantados terminais exclusivos para contêineres, para embarque e desembarque de veículos e para desembarque de fertilizantes. O Porto de Antonina, que estava praticamente desativado, teve o seu terminal mais antigo (Barão de Teffé) recuperado. A iniciativa privada implantou o terminal Ponta do Félix, hoje um dos mais modernos da América Latina no setor de movimentação de mercadorias congeladas. (Fonte: AENotícias/PR)