PLURICOOP: Cooperativismos e associativismo se unem para fomentar a mediação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Sancionada em 2015 pela Lei 13.140/2015, a Mediação inaugurou um novo paradigma cultural no mundo jurídico, voltado à resolução de conflitos por meio da autocomposição.
Exemplos - Por meio dela, qualquer pessoa física ou jurídica pode equacionar questões originadas, por exemplo, de contratos de locação, compra e venda e, também, na área de crédito, entre muitas outras.
Plataforma - Para fazer com que a Mediação seja mais conhecida e usada em Maringá (PR), a Câmara de Mediação da Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento) conta com uma plataforma específica para prestar esse tipo de atendimento - ver abaixo. Ao ingressar, o interessado informa seus dados pessoais, descreve o conflito e cita como gostaria que fosse resolvido.
Parceria - No final do ano passado, a Pluricoop promoveu um curso de Mediação Extrajudicial e, já como fruto da iniciativa, acaba de firmar parceria com o Núcleo de Mediadores do Programa Empreender da Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá).
Vantagens - De acordo com a mediadora Kellin Conchon, especialista no assunto, ao se cadastrar na plataforma da Pluricoop, a pessoa física ou jurídica terá seu caso analisado pela Câmara de Mediação: “Essa alternativa é ainda mais vantajosa durante a pandemia, pois sessões presenciais são restritas e propensas a propagação do vírus".
Ferramenta -"Com a plataforma, é possível solucionar questões sem a necessidade do encontro presencial”, explica a especialista, salientando que os custos são bastante acessíveis e a parceria tem como objetivo trazer mais uma ferramenta para o empresário, principalmente neste momento difícil para a economia.
Restabelecer - A presidente da Pluricoop, Cleide Bulla, comenta que a Mediação, por ser um processo mais rápido, visa principalmente o restabelecimento das relações entre as partes.
Diferenciado - Sobre a parceria da Câmara de Mediação da entidade com o Núcleo de Mediadores do Programa Empreender da Acim, Cleide observa que “se trata de um serviço diferenciado, com ótimos resultados mas que ainda é pouco utilizado, talvez pela ausência de canais que promovam essa alternativa”. Hoje, havendo qualquer desentendimento, já se pensa em acionar a Justiça, lembra Cleide.
Louvável - O Coordenador do Núcleo de Mediadores da ACIM, Fernando Molinari, ressalta: “a mediação é o mais louvável, pois representa uma forma de solução que pode viabilizar a reconstrução dos laços entre as partes. A parceria recém constituída com a Pluricoop contribuirá para fomentar a cultura deste método adequado de solução de conflitos, propiciando entre outros benefícios, agilidade, confidencialidade e redução de custos junto a classe empresarial".
Serviço - Acesse a plataforma da Pluricoop: http://mediacao.pluricoop.coop.br/iniciar. (Imprensa Pluricoop)