Planejamento Estratégico do Ramo Educacional será finalizado em junho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reunir, integrar, sensibilizar e firmar compromissos e ações foram os objetivos alcançados por representantes de cooperativas na primeira reunião do Conselho Especializado do Ramo Educacional da OCB, na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). O encontro, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (7 e 8/3), reuniu cerca de 20 participantes que discutiram, entre outros assuntos, o planejamento estratégico do ramo para este ano. Palestras sobre capacitação, formação de equipe pedagógica nas cooperativas educacionais e novos caminhos em educação fizeram parte do encontro e incentivaram os cooperativistas na busca de soluções comuns. “As características de um educador de qualidade são a competência técnica e o compromisso político com a educação”, destaca a técnica de Formação e Capacitação, da Gerência de Autogestão da OCB, Sheila Reis. Segundo ela, todos professores que ministraram as palestras são ligados ao cooperativismo e conhecem as realidades e problemas enfrentados pelos educadores que atuam no setor.

União - Para a representante nacional do Ramo Educacional da OCB, Maria Cristina Pompermayer, os participantes da reunião representam a união de pessoas nas comunidades em que vivem e têm como premissa a prática do “melhor conviver”. “Buscamos ações que têm por base o conceito de aprender a aprender, com saber, respeito e prazer “, opinou a educadora, que também é representante estadual de São Paulo. De acordo com o gerente Técnico da OCB, Ramon Belisário, as cooperativas educacionais irão reunir propostas em seus estados para comporem o planejamento estratégico do ramo, que deverá ser finalizado até o dia 30 de junho. “Todas as ações do ramo estão buscando a identidade jurídica e pedagógica do cooperativismo educacional”, esclarece.

Representantes - Como representantes estaduais do Ramo Educacional participaram do encontro: Yolanda Silva (Oceal), Lígia Silva (Oceb), Ademar de Faria (OCDF), Cirlei Brandão (OCB-MT), Sigrid Ritzmann (Ocepar), Maria Adelina Salles (OCB-RJ), Brasilicio Campos Filho (Ocern), Tânia Feijó (Ocergs), além dos presidentes de Organizações Estaduais da OCB, Roberto Marazi (OCDF), Marco Antônio Rocha (Oceal) e as superintendentes Márcia Túlia (Oceal) e Florys Campanha (Ocesp). (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados