PESQUISA II: Embrapa Florestas inaugura laboratório
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Embrapa Florestas, localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, inaugurou, na segunda-feira (23/04) o novo Laboratório de Entomologia Florestal. O antigo prédio foi ampliado e as novas instalações têm cerca de 1.500 metros quadrados entre salas para pesquisadores e salas técnicas. A Embrapa Florestas é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A ampliação do Laboratório foi feita com recursos do PAC/Embrapa e emendas parlamentares, que auxiliaram na obra e na compra de novos equipamentos.
Homenagem - Na oportunidade o deputado federal Abelardo Lupion foi homenageado pelo chefe geral da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva, em reconhecimento à emenda parlamentar apresentada pelo deputado, no valor de R$ 250 mil, que contribuiu para a ampliação do laboratório.
Projetos - De acordo com Damin, grandes temas como mudanças climáticas; florestas energéticas; silvicultura de espécies nativas e introduzidas; melhoramento genético; métodos de plantio; manejo; controle de pragas; recuperação de áreas degradadas; monitoramento ambiental; serviços ambientais, integração lavoura-pecuária-floresta; gestão de recursos naturais entre outros, são pesquisados em 41 projetos na Embrapa Florestas. Para isso, conta com uma equipe de 190 funcionários, sendo 73 pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, 42 analistas e 77 assistentes.
Benefícios - Segundo o chefe-geral, as tecnologias geradas pelo Laboratório tem ajudado o país a controlar as principais pragas florestais, como a vespa-da-madeira (praga de pinus), besouro corintiano (erva-mate) e formigas cortadeiras (plantios em geral). As tecnologias geradas e as pesquisas em andamento são fundamentadas no manejo integrado de pragas (MIP), com ênfase no controle biológico, além dos controles químico, cultural e mecânico.
Agradecimento - Abelardo Lupion agradeceu a honraria, mas disse que não caberia ali nenhuma homenagem, pois para ele nada é mais importante do que incentivar a pesquisa e reconhecer o trabalho desenvolvido pela unidade. “Agradeço a homenagem, mas acima de qualquer coisa enalteço o trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa Florestas. A todos os pesquisadores e funcionários, vocês fazem da Embrapa uma referência mundial em pesquisa com pragas florestais e um grande orgulho para todos nós paranaenses”, deslumbrou o deputado.
Excelente trabalho - O parlamentar agradeceu também pelo excelente trabalho realizado pelos pesquisadores da Embrapa na formatação do Código Florestal, que deverá ser votado esta semana na Câmara Federal. “Todas as linhas do Código Florestal têm o conhecimento técnico dos pesquisadores da Embrapa. Não há política no código, há ciência e embasamento técnico de quem domina o assunto. Quem critica o código o faz por desconhecimento de causa, por não ter o respaldo técnico que é preciso ter para tramitar no assunto. Com muita propriedade a Embrapa alinhou o Código Florestal”, declarou o deputado federal.
Dados - Durante a inauguração foram divulgados dados do impacto econômico e social de tecnologias geradas pelo Laboratório e seus parceiros. (Assessoria de Imprensa do deputado Abelardo Lupion)