PERDA: Sistema Ocepar lamenta morte de Tadeu Duda, primeiro funcionário efetivo da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Não perdemos apenas o funcionário número um da Ocepar, perdemos um grande homem, pai de família dedicado, excelente profissional e que sempre cumpriu com seu dever de forma exemplar. Sentimos muito sua morte. Tadeu era um grande amigo, um amigo do cooperativismo paranaense, desde os tempos que trabalhou no Incra e depois veio para Ocepar. Foram mais de 52 anos atuando no setor e que deixa um grande legado”, lamentou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Sepultamento - Tadeu Duda faleceu nesta sexta-feira (24/05) por complicações em decorrência de um câncer. Aos 82 anos, deixa esposa Anita, dois filhos e dois netos. O velório será realizado neste sábado (25/05), a partir das 9h, no Memorial do Luto, Sala Jacarandá, av. Presidente Kenedy, 1013, bairro Rebouças, em Curitiba. O sepultamento acontecerá às 15h, no Crematório Luto Curitiba, na cidade de Fazenda Rio Grande.

Início - Tadeu entrou na Ocepar no dia 10 de agosto de 1972 e permaneceu como funcionário da entidade até julho de 1996, quando passou a exercer a função de auditor independente. Em junho de 2001, foi contratado pelo Sescoop/PR como auditor interno, cargo que ocupava até os dias de hoje. Em abril de 2015, ano em que a Ocepar completou 44 anos, ele foi o entrevistado especial da revista Paraná Cooperativo, como forma de reconhecer toda sua dedicação em prol do cooperativismo paranaense.

Trajetória - Na oportunidade, contou sobre sua passagem pelo cooperativismo: "eu trabalhava meio período no Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. Assim, nos primeiros meses, dediquei meu meio expediente livre para ajudar na organização administrativa da Ocepar. Fui contratado somente em 10 de agosto de 1972, mais de um ano depois da fundação da Ocepar. Sou o empregado efetivo número 01. Havia outros funcionários, mas a contratação deles aconteceu por meio de um convênio com o Ipeame (Instituto de Pesquisa Agropecuária Meridional). Portanto, não eram funcionários contratados diretamente pela Ocepar. Pelos registros da época, sou o funcionário número 31, porém, efetivo fui o primeiro. Tinha 31 anos e assumi cargo de chefe de escritório. A gente brincava que o cargo era de um chefe cuidando de si próprio. Mais tarde passei a gerente administrativo, onde permaneci até julho de 1996”, contou.

Cooperativismo - Ele se dizia uma “apaixonado pelo cooperativismo”. Numa das entrevistas concedidas à rádio Paraná Cooperativo, afirmou que a filosofia da cooperação “é um orgulho coletivo. A sociedade mostrou que, se ela defende seus interesses, consegue atingir os seus objetivos. Não há uma vitória individual no cooperativismo. A vitória e a conquista são sempre coletivas. Eu acho que predomina a necessidade porque a cooperativa tem que partir de uma necessidade para que, através da organização, atingir seus objetivos, que é o que está sendo conseguido. Temos mais etapas para serem vencidas, mas acho que o exemplo daquilo que foi vivido até agora e eu acho que esse sistema de integração começou mostrar a sua validade através dos projetos integrados de cooperação”, destacou.

Entrevista - No link, a entrevista concedida por Tadeu Duda à revista Paraná Cooperativo em abril de 2015. Ele fala da sua trajetória de vida, como entrou no cooperativismo e outros temas. Sempre diziam que ele havia redigido a ata de fundação da Ocepar, mas ele rapidamente corrigia: “não, quem escreveu esta ata importante foi o cooperativista Takeki Nishiyama, da Cotia Norte.”

images/Comunicacao/2017/revista/2015/rev_N119_abr_2015.pdf

Homenagens - Em 1996, ele foi homenageado pela Ocepar com uma placa comemorativa pelos 25 anos de fundação da entidade, juntamente com os ex-presidentes, Guntolf van Kaick, Benjamin Hammerschmidt, Wilson Thiesen, Ignacio Aloisio Donel, Dick Carlos de Geus e o professor Albino Gawlak. Em 2001, foi novamente homenageado como um dos “Construtores da Ocepar”, com um Diploma, que Tadeu recebeu das mãos do diretor da Ocepar, Dilvo Grolli.

Conteúdos Relacionados