PARCERIA: Entidades unem esforços para incentivar cooperativismo estudantil, no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A cultura cooperativista em Sunchales, município na província de Santa Fé, na Argentina,com cerca de 25 mil habitantes, já virou ‘marca registrada’. A cidade é conhecida, e reconhecida por lei, como a capital nacional do cooperativismo naquele país. Além da existência de cooperativas, em vários segmentos econômicos, é bastante forte a presença de cooperativas de estudantes, no território vizinho ao Brasil, já que a experiência de cooperar é estimulada na escola, com crianças e jovens.
Protocolo de intenções - O modelo desenvolvido na cidade que ‘respira’ cooperativismo inspirou entidades paranaenses a firmarem um protocolo de intenções para incentivar, da mesma forma, o cooperativismo estudantil no Estado. A ideia é sensibilizar e fortalecer o interesse comum em estimular a cultura da cooperação entre os estudantes, a fim de oferecer mais condições de desenvolvimento econômico e sustentável.
Assinatura - Para chegar ao objetivo, no último dia 31 de outubro, dirigentes do Sebrae/PR, do Sistema Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), do Instituto Sicoob e Sancor Seguros do Brasil, cooperativa com sede em Sunchales, assinaram um termo de parceria.
Apoio - O protocolo prevê apoio na execução de ações para implantar o Programa Cooperjovem, adotado pelo Sescoop e realizado para fomentar o cooperativismo por meio da escola, e, ainda, elaborar uma metodologia para a criação de cooperativas de estudantes nos municípios paranaenses de Imbaú, Carlópolis e Bom Sucesso do Sul.
Escolha - As três cidades foram escolhidas pela necessidade de buscar estratégias para o desenvolvimento econômico e humano, e por fazerem parte do Programa Cidade Cooperativa, do Sebrae/PR. Realizada com o apoio de entidades parceiras, a iniciativa visa transformar territórios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio do incentivo às micro e pequenas empresas e ao empreendedorismo.
Importância - O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, reforçou que as cooperativas instaladas no Paraná são responsáveis por uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Essa parceria é importante porque vamos continuar divulgando o cooperativismo e a cultura da cooperação, o que ajuda a mostrar como o cooperativismo é importante para o empreendedorismo. Uma metodologia que ensine alunos, na escola, os conceitos do cooperativismo será fundamental para criar condições para o desenvolvimento econômico”, avaliou Nogaroli.
Parceria - O presidente do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, João Paulo Koslovski, definiu a parceria como um “casamento”. “Esse projeto terá um trabalho importante. Sabemos que, para melhorar o cooperativismo, é preciso investir na base. E a base são os jovens. É importante, também, levar o cooperativismo não só para a criação de novas cooperativas, mas a cooperação para a vida. Que haja humanização, porque cooperativismo é ser solidário”, observou Koslovski.
Cultura cooperativista - Hugo Anacabe, responsável pela área de negócios internacionais dos projetos Sancor Seguros do Brasil, explica que Sunchales passou por um processo de recuperação de crescimento, nos últimos anos, graças à forte cultura cooperativista, que é incentivada já na infância e juventude. “Há 17 cooperativas de estudantes nas escolas da cidade e por uma iniciativa dos jovens, criou-se uma fundação, um instituto terciário com base universitária para a preparação de profissionais. Com isso, os jovens permaneceram na cidade para estudar e, também, passaram a identificar oportunidades de trabalho nas demais cooperativas existentes. Isso criou um ciclo virtuoso em Sunchales, já que os jovens não precisam migrar para outros centros para estudar e trabalhar”, conta Hugo Anacabe, que ingressou em uma cooperativa escolar aos oito anos de idade. Ainda de acordo com ele, a cidade com aproximadamente 25 mil habitantes tem 60 mil cooperados. “Essa cifra é interessante e isso só é possível porque as pessoas são cooperadas a mais de uma cooperativa”, explicou.
Sobre o Sebrae/PR - O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. (Agência Sebrae de Notícias)