PARANÁ: Sede do governo volta para o Palácio Iguaçu

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O governador Beto Richa retomou nesta quarta-feira (25/01), em Curitiba, as atividades administrativas do Estado no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná desde 1954. Na reabertura do prédio, que ficou cinco anos fechado para reformas, Richa assinou a nomeação de 9.516 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. "Este é um ato que simboliza a prioridade absoluta deste governo, que é a busca permanente por um ensino público de excelência", disse o governador, completando que estava "reabrindo as portas do Palácio Iguaçu para todos os paranaenses". "O Palácio é símbolo maior da organização política e social do Estado do Paraná", afirmou. 

Presenças - A reabertura ocorreu de forma simples, com a abertura de uma exposição de peças históricas. Estiveram presentes o ex-ministro Ivo Arzua, engenheiro responsável pelas obras do Centro Cívico, Caetano Munhoz da Rocha Neto e Suzana Munhoz da Rocha Guimarães, filhos do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, que construiu o edifício na década de 1950. Cerca de 200 pessoas acompanharam a reinstalação do governo no prédio. O Sistema Ocepar foi representado pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/Pr, Leonardo Boesche que ocupa interinamente a superintendência adjunta e pelo coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho.


Palácio - A reforma do Palácio Iguaçu, ao longo dos últimos cinco anos, possibilitou a revitalização e modernização das suas instalações originais, assim como a criação de ambientes de trabalho mais funcionais. A obra incluiu ainda a instalação de novos equipamentos de segurança, telefonia e informática, além da reestruturação das partes elétrica e hidráulica. Projetado pelo engenheiro e arquiteto paranaense David Azambuja, o Palácio Iguaçu foi construído durante a gestão de do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955) e inaugurado pelo então presidente brasileiro João Café Filho, no dia 19 de dezembro de 1954. A data marcou o primeiro centenário da emancipação política do Paraná.


Exposição - A mostra com registros da história do prédio fica aberta ao público até o dia 16 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, no saguão do Palácio Iguaçu. A entrada é franca. O acervo reúne 22 painéis com imagens do período de construção (1952-1954) e da inauguração do Palácio Iguaçu, no dia 19 de dezembro de 1954. Estão expostos objetos comemorativos utilizados na cerimônia, como copos, xícaras, medalhas, castiçais, jogos de louças e faqueiros.  Também estão acessíveis ao público imagens que ilustram acontecimentos das décadas de 1960, 70 e 80 como as visitas do Papa João Paulo II e do ex-presidente Juscelino Kubitschek e a exposição dos restos mortais do imperador Dom Pedro I, em 1972, durante as comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil.  A exposição também revela objetos utilizados pelo governador Bento Munhoz da Richa Neto, como o conjunto de tinteiro com porta mata-borrão, mata borrão e cortador de papel. O acervo pertence ao patrimônio público do Estado do Paraná. (Com informações da Agência Estadual de Notícias).

Conteúdos Relacionados