PANORMA DO COOP: Boletim traz análise política sobre a reforma ministerial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

panorama do coop 11 08 2023O Panorama do Coop desta semana traz uma análise política sobre a reforma ministerial que em breve será anunciada pelo Planalto. O objetivo da mudança é aumentar a base de apoio do Governo Federal no Congresso Nacional. Isso deve acontecer por meio da indicação de representantes do PP e do Republicanos para a nova composição ministerial que está em construção. Confira os primeiros impactos das possíveis mudanças aqui no Panorama do Coop. Boa leitura!

Análise política - O presidente Lula está desenhando a primeira reforma ministerial deste mandato, com o objetivo de ampliar a base governamental e conseguir avançar na votação das pautas prioritárias em tramitação no Congresso Nacional, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária. A previsão é de que, nos próximos dias, seja anunciada a nova composição ministerial para acomodar o PP e o Republicanos, que juntos somam 100 deputados e senadores. Apesar do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), apoiar a adesão das siglas ao governo, alguns parlamentares apresentam resistências e afastam a possibilidade de alinhamento automático. Os dois partidos compõem o chamado “centrão” e apoiaram a candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2022. A seguir mais informações sobre a reforma ministerial, com as possíveis mudanças e os primeiros reflexos.

Leia a Análise!

Acesse as análises anteriores

Se liga no Sistema OCB - Sabia que 1 a cada 10 brasileiros é coop? Esse dado foi extraído do AnuárioCoop 2023, lançado no dia 7 de agosto, na Semana de Competitividade. A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, falou sobre a importância da cultura de dados para desenvolver o movimento cooperativista. Clique aqui e confira!

Renovação de acordo com a ApexBrasil é anunciada na Semana de Competitividade 2023 - Mais uma boa notícia foi anunciada durante a Semana de Competitividade 2023. O Sistema OCB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) assinaram na quarta-feira (09/08), a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para execução de uma segunda edição. O acordo que já previa o intercâmbio de informações, a promoção comercial e a qualificação de cooperativas para exportação, passa a incluir também a perspectiva de igualdade de gênero. A assinatura foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outros dirigentes das duas entidades para dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2020 e que já apresenta resultados significativos para o coop brasileiro.

Leia mais!

Movimento cooperativista cresce e meta BRC 1 Tri está mais próxima - A relevância socioeconômica do movimento cooperativista pode ser conferida no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 lançado na segunda-feira (07/08). O documento é o censo do coop e permite que estratégias sejam projetadas para que o movimento fique cada vez mais robusto e próximo à meta do BRC 1 Tri, que é movimentar R$ 1 trilhão e agregar 30 milhões de cooperados até 2027. O panorama de 2022 realizado pelo Sistema OCB aponta que o número de cooperados passou de 18,8 para 20,5 milhões, o que representa 10% da população. Além disso, o movimento já emprega 524.322 profissionais e sua movimentação financeira atingiu R$ 655,8 bilhões.

Leia mais!

Força do coop é destacada no encerramento da Semana de Competitividade - “Esse evento diz muito sobre nossa visão de futuro. A presença maciça de vocês aqui demonstra o quanto queremos impulsionar o coop. Somos competitivos sem deixar de lado os princípios éticos, sustentáveis e humanos de fazer negócios. Por isso, o cooperativismo merece melhorar ainda mais seus indicadores. Não podemos pensar pequeno, pois nossa capacidade de gerar prosperidade e desenvolvimento para o país são incontestáveis.”

Leia mais!

Ramo Transporte realiza encontro na Semana de Competitividade - A Semana de Competitividade do Cooperativismo 2023 recebeu o Encontro Nacional do Ramo Transporte na segunda-feira (07/08). Com representantes de todo o país, o evento fez um apanhado sobre o futuro do segmento, a necessidade de processos de intercooperação para alavancar novas oportunidades e avançar na melhoria dos serviços prestados, bem como na atenção às atualizações normativas juntamente com seus impactos e oportunidades. Representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) também participaram e fizeram exposições.

Leia mais!

Clique aqui e confira a versão online do Panorama do Coop

Conteúdos Relacionados