PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Confira abaixo a newsletter.
Novo cenário - Um novo cenário político está sendo construído e, até o fim do ano, muita coisa vai acontecer! Esta edição do Panorama do Coop detalha as pautas prioritárias que buscam garantir a governabilidade na próxima legislatura. Confira também as principais notícias da semana: Agro sustentável é tema de painel na COP27; a reunião das cooperativas de crédito independentes; a neutralidade de carbono pelo bem coletivo; a conferência internacional do coop de plataforma; CNCoop busca uma interpretação tributária mais razoável. Boa leitura!
Análise política - Mesmo com a posse do presidente da República eleito apenas em 1º de janeiro de 2023, há diversos assuntos que precisam ser resolvidos ainda neste ano, visando a governabilidade da chapa vencedora para a próxima legislatura. Nesta edição da Análise Política, pretendemos abordar o tema da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, as alianças partidárias da base e da oposição para a próxima legislatura, o início da corrida pela presidência da Câmara dos Deputados e Senado Federal, bem como os possíveis ministros cotados para o Poder Executivo eleito.
Agro sustentável é tema de painel na COP27 - Entre os dias 6 e 18 de novembro, Sharm El-Sheik, no Egito, sediará a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP 27, como é popularmente denominada, reunirá representantes de todo o mundo para debater temas ligados às mudanças climáticas no planeta e o Sistema OCB também estará presente mostrar e valorizar as ações sustentáveis realizadas por cooperativas e produtores do Ramo Agro.
Sistema OCB promove reunião das cooperativas de crédito independentes - O Sistema OCB promoveu, na segunda-feira passada (07/11), reunião com as cooperativas de crédito não filiadas a sistemas verticalizados, as chamadas cooperativas independentes. O objetivo do encontro foi debater as principais pautas em curso no Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB (CECO), bem como instituir a retomada dos encontros periódicos do grupo.
Neutralidade de carbono: esforço de todos pelo bem coletivo - “Nós cooperativistas sabemos que é perfeitamente possível aliar produtividade e desenvolvimento com sustentabilidade, prosperidade e responsabilidade social. Afinal, toda cooperativa — independentemente do tamanho, área de atuação ou país— já nasce com o compromisso de cuidar da comunidade onde atua, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. E, o cooperativismo brasileiro vem se apresentando como protagonista na construção de uma economia de baixo carbono.” A citação é parte da carta aberta do cooperativismo brasileiro para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27
Museu do Amanhã sediou conferência internacional do coop de plataforma - As inovações estão presentes e são necessárias para melhorias em todos os segmentos econômicos. A utilização de plataformas para angariar novos clientes e otimizar suas atividades é tema em voga em todo o mundo. No coop não seria diferente. O movimento de vanguarda já vem se utilizando de recursos digitais para oferecer seus produtos e serviços, aumentando os ganhos das cooperativas e de seus cooperados.
CNCoop: contribuintes buscam uma interpretação tributária mais razoável - Com a finalidade de debater uma legislação mais simplificada em relação às obrigações tributárias e aduaneiras para as coops, a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) apoiou o VIII Seminário Carf de Direito Tributário e Aduaneiro. O evento, promovido pelo Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), foi realizado na quinta-feira (03/11), em formato virtual.