PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor
O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional. Nesta edição, estão em foco os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Confira.
O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. A newsletter é atualizada todas as quintas-feiras. Veja abaixo os destaques desta semana.
Guerra - Nesta edição, estão em foco os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Apresentamos para você o contexto histórico desse conflito, que existe desde 1949. Explicamos também como todos os modelos de negócios são afetados por essa crise global, que resultou na inflação nos setores de energia e de commodities, com destaque para os fertilizantes, o que impacta diretamente as coops agro. Fique por dentro!
Análise econômica - No dia 24 de fevereiro, despertamos com a notícia de que a Rússia havia invadido a Ucrânia. A guerra entre os dois países vem repercutindo, tanto por questões de interesse internacional e humanitário, como por seu impacto econômico, especialmente por conta do isolamento financeiro que a Rússia vem sofrendo. Esse acontecimento tem gerado consequências que impactam todos os modelos de negócio, inclusive o cooperativismo. E foi pensando nisso que o Sistema OCB elaborou, em parceria com a especialista em comércio internacional Marina Egydio, esta análise econômica especial na qual apresentamos os impactos da Guerra para o cooperativismo, com base na pauta exportadora das cooperativas, divulgada na análise “As Exportações e o Cooperativismo”.
Definição do ato cooperativo domina discussões sobre Reforma Tributária no Senado - A inclusão da definição do ato cooperativo no texto da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Tributária (PEC 110/2019) foi o principal ponto de discussão da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira (16/03). Dos dez senadores que se inscreveram para debater a matéria, sete defenderam que as particularidades do modelo de negócios cooperativista precisam ser respeitadas e ter um tratamento tributário adequado à sua realidade. A votação do parecer foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 23 de março.
Plano Nacional de Fertilizantes prevê maior estímulo à produção nacional - O governo federal lançou nesta sexta-feira (11) o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2022-2050, que tem o objetivo de ampliar a produção nacional e reduzir as importações dos insumos necessários para a agricultura brasileira. Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a iniciativa prevê redução da dependência externa de 85% para 55% no período. “Não estamos apenas reagindo a uma crise, mas tratando de um problema estrutural, de longo prazo”, afirmou.
Sistema OCB e ANM debatem cooperativismo mineral - O fortalecimento da relação entre a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Sistema OCB foi o ponto central da reunião realizada na segunda-feira (14/03). O diretor da ANM, Victor Hugo Bicca, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, debateram a importância do cooperativismo para a implementação de métodos cada vez mais sustentáveis para fomentar a pequena mineração no Brasil.
Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital