PALESTRA SOBRE SENAR, NA OCEPAR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O superintendente do Senar no Paraná, Ronei Volpi, esteve na Ocepar na manhã de hoje, fazendo palestra sobre as atividades da instituição, que atua na área de formação voltada ao meio rural. Ronei se fez acompanhar dos técnicos José Carlos Gabardo, gerente do Departamento de Aprendizagem Rural, e Luiz Antonio Sperancetta, gerente do Departamento de Arrecadação. A palestra à equipe técnica da Ocepar e Sescoop teve como objetivos mostrar o trabalho realizado pelo Senar no Paraná e estreitar ainda mais parceria das instituições, que muitas vezes atuam com o mesmo tipo de cliente. Além disso, a Ocepar integra, como convidada, o conselho de administração do Senar. Durante a reunião, Volpi relatou que no último ano a instituição realizou treinamentos para quase 50 mil pessoas em todo o Estado. Técnicos do Sescoop, Ocepar e Senar tiveram oportunidade de trocar informações de interesse comum.

Trabalho de qualidade - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, ao abrir a reunião com a equipe do Senar Paraná fez questão de elogiar a qualidade do trabalho desenvolvido no Estado, onde "o Senar vem se destacando em termos nacionais", em função da forma profissional como vem atuando. O superintendente Ronei Volpi afirmou que o Senar Paraná vem atuando no Estado desde 1993 e que ao longo desses anos tem procurado cumprir sua missão, que é treinar a classe rural de acordo com as necessidades levantadas pelos próprios produtores. O treinamento sobre a aplicação de agrotóxicos, visando reverter o grande número de acidentes que ocorriam todos os anos por desconhecimento das práticas corretas de aplicação e uso de equipamentos, foi a primeira prioridade do Senar. Fruto desse trabalho, foi constatada uma substancial redução no número de acidentes com agrotóxicos no Estado.

Gerenciamento dos negócios - O Agrinho é um programa de destaque do Senar, voltado para a formação dos agricultores nas áreas de meio ambiente, saúde e cidadania. Esse programa está tendo um grande sucesso em função de sua abrangência. O Senar aproveita esse programa para vender uma imagem positiva dos temas rurais no meio urbano. Embora dezenas de cursos sejam realizados todos os meses, o Senar elegeu como prioridade principal o gerenciamento do negócio agropecuário, pois essa é uma das grandes deficiências dos produtores rurais. Para o desenvolvimento dos treinamento nessa área realizou parceria com o Sebrae.

Quem integra o Senar - O Senar é um serviço que surgiu no âmbito da CNA, com aprovação do governo, voltado à formação rural. A nível nacional, seu conselho de administração é integrado pela CNA (coordenação), Contag, Organização das Cooperativas Brasileiras e ministérios da Agricultura, do Trabalho, da Previdência e da Fazenda. O conselho de administração do Senar Paraná é integrado pela Faep (coordenação), Fetaep, Senar Nacional, Ocepar e Fiep. Os recursos para realização dos treinamentos são oriundos de um pequeno percentual sobre a comercialização da produção agrícola.

Conteúdos Relacionados