PALESTRA SOBRE SENAR, NA OCEPAR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Trabalho de qualidade - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, ao abrir a reunião com a equipe do Senar Paraná fez questão de elogiar a qualidade do trabalho desenvolvido no Estado, onde "o Senar vem se destacando em termos nacionais", em função da forma profissional como vem atuando. O superintendente Ronei Volpi afirmou que o Senar Paraná vem atuando no Estado desde 1993 e que ao longo desses anos tem procurado cumprir sua missão, que é treinar a classe rural de acordo com as necessidades levantadas pelos próprios produtores. O treinamento sobre a aplicação de agrotóxicos, visando reverter o grande número de acidentes que ocorriam todos os anos por desconhecimento das práticas corretas de aplicação e uso de equipamentos, foi a primeira prioridade do Senar. Fruto desse trabalho, foi constatada uma substancial redução no número de acidentes com agrotóxicos no Estado.
Gerenciamento dos negócios - O Agrinho é um programa de destaque do Senar, voltado para a formação dos agricultores nas áreas de meio ambiente, saúde e cidadania. Esse programa está tendo um grande sucesso em função de sua abrangência. O Senar aproveita esse programa para vender uma imagem positiva dos temas rurais no meio urbano. Embora dezenas de cursos sejam realizados todos os meses, o Senar elegeu como prioridade principal o gerenciamento do negócio agropecuário, pois essa é uma das grandes deficiências dos produtores rurais. Para o desenvolvimento dos treinamento nessa área realizou parceria com o Sebrae.
Quem integra o Senar - O Senar é um serviço que surgiu no âmbito da CNA, com aprovação do governo, voltado à formação rural. A nível nacional, seu conselho de administração é integrado pela CNA (coordenação), Contag, Organização das Cooperativas Brasileiras e ministérios da Agricultura, do Trabalho, da Previdência e da Fazenda. O conselho de administração do Senar Paraná é integrado pela Faep (coordenação), Fetaep, Senar Nacional, Ocepar e Fiep. Os recursos para realização dos treinamentos são oriundos de um pequeno percentual sobre a comercialização da produção agrícola.