Osmar Dias denuncia fraude contra trigo brasileiro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O senador Osmar Dias apresentou denúncia à Mesa do Senado sobre a fraude da indústria do trigo da Argentina que prejudica moinhos e produtores brasileiros do cereal. Para Osmar, o estratagema argentino pode resultar na redução das vagas de trabalho da indústria moageira brasileira e interferir nos índices de emprego nacionais. "Os moageiros argentinos se valem de uma cláusula do acordo do Mercosul para exportar farinha de trigo misturada com sal para o Brasil, a uma alíquota diferenciada de exportação".
Leis brasileiras - Segundo o senador, o resultado é que a farinha de trigo pura da Argentina entra no País com um imposto de 20 por cento, enquanto a tarifa da farinha salgada é de apenas 5 por cento. Osmar Dias chamou a atenção para o fato de que pelas leis brasileiras a farinha misturada não pode ser comercializada como pré-mistura pela Argentina. No Brasil, pré- mistura é quando a farinha recebe mistura de fermento. O senador quer retomar e aprovar projeto de sua autoria, que reduz para 7% a alíquota n a transferência interestadual de trigo.
Importações - Osmar Dias lembrou que moinhos de trigo localizados no Nordeste do Brasil já não moem mais trigo porque para eles é muito mais interessante importar a farinha de trigo com 0,3 por cento de sal da Argentina, a uma tarifa de exportação de cinco por cento, a comprar o trigo do Sul do Brasil para moer."Faço a denúncia de que essa fraude está prejudicando os moinhos de trigo do Brasil localizados em outras regiões, e está prejudicando os moinhos de trigo do Brasil porque estamos iniciando a colheita da safra e os preços serão insuficientes para cobrir o custo de produção, caso o Governo brasileiro não dê atenção ao problema", declarou.