OCEPAR: Koslovski recebe a visita do Superintendente da Conab Lafaete Jacomel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Paraná (Conab), Lafaete Jacomel, e o professor universitário e técnico da Conab, Eugênio Stefanello, visitaram na manhã desta quarta-feira (19/12), a sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR. Durante conversa com o presidente João Paulo Koslovski, Lafaete falou sobre o cenário agrícola para a safra 2007/08 e sobre as estimativas de produção que apontam um aumento na safra de grãos do Paraná. "Os levantamentos realizados pela Conab apontam um cenário bastante positivo. O clima está favorável para o desenvolvimento das culturas e, caso as previsões se confirmem, haverá recuperação das perdas sofridas nas safras passadas", disse.
Um ano para se comemorar - De acordo com Jacomel, o ano de 2007 foi muito bom para a agricultura do Estado. "Foi um ano de recuperação de preços e de recomposição de parte da renda perdida pelos agricultores nas últimas duas safras, por conta de problemas climáticos", afirmou. O superintendente lembra que os produtos se mantiveram em preços relativamente elevados. "O mercado internacional absorveu parte da produção de milho, fato que foi expressivo para a recuperação de preços. Diante desse cenário, não houve necessidade de grandes intervenções governamentais, com exceção do feijão, que teve uma produção bastante elevada e, conseqüentemente, queda de preços ao produtor. Mas a Conab cumpriu o seu papel, intervindo na hora mais oportuna, beneficiando os agricultores", contou.
Parceria - Lafaiete Jacomel, que há 25 anos trabalha na Conab no Paraná, assumiu o cargo de superintendente em setembro deste ano. "Desde então, estava devendo uma visita à Ocepar. É uma visita de cortesia mas também de reconhecimento pelo importante papel das cooperativas para a agricultura do Estado", disse. Tradicionalmente, completou o superintendente, as cooperativas são parceiras da Conab, e em 2007 não foi diferente. "Há um apoio muito grande para a implementação dos instrumentos governamentais, seja na recepção dos produtos ou na organização do setor produtivo. Isto é relevante para que possamos aplicar os recursos disponibilizados pelo governo federal", avaliou.
Trabalho em conjunto - Eugênio Stefanello, que é ex-presidente da Conab e ex-secretário da Agricultura do Paraná, também destacou a atuação do setor cooperativista em 2007. "A parceria com a Conab foi espetacularmente bem em várias ações", disse. Ele cita, por exemplo, os trabalhos de levantamentos de safra, os quais trazem informações indispensáveis para o conhecimento mercado. "As cooperativas dão uma contribuição importante para os técnicos da Conab prestando as informações na hora mais precisa e adequada", afirma. Também há cooperação nos trabalhos que visam atender as demandas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Os técnicos da Conab e da Ocepar trabalham juntos, fazendo estudos e análises que, posteriormente, são encaminhados para as áreas competentes em Brasília. Os resultados obtidos neste tipo de ação, por parte da Ocepar, são motivo de orgulho. Aliás, o cooperativismo é o movimento mais organizado e reconhecido no âmbito de Brasil. E a Ocepar tem um papel muito importante nisso", conclui.