Ocepar e SEED discutirão cooperativas de colégios agrícolas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No encerramento do III Ecoopeagri - Encontro Estadual de Cooperativas Escola de Colégios Agrícolas, no sábado, em Faxinal do Céu, duas decisões importantes foram tomadas: o próximo encontro será realizado no mesmo centro de treinamento; e brevemente a Ocepar e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizarão um encontro para discutir o papel das cooperativas que funcionam junto aos colégios agrícolas. A decisão de realizar o próximo encontro no centro de treinamento de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi tomada em função da excelente infra-estrutura de apoio, com alojamentos, refeitório e auditório com capacidade para 500 pessoas.

A função das cooperativas – A reunião entre o sistema Ocepar e a SEED, com a participação do professor coordenador de cada cooperativa escola, do presidente e do tesoureiro da cooperativa, visa estabelecer o sistema de funcionamento ideal das cooperativas dos colégios agrícolas, contribuindo para o aprendizado do cooperativismo e não desviando do seu objetivo. Dessa reunião e, provavelmente de outras que se seguirão, será formatado um modelo ideal de cooperativa, em cima do qual se preparará material didático para o treinamento de professores e associados das cooperativas.

Parceria – O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que participou do III Ecoopeagri junto com o secretário da Educação e Cultura Maurício Requião, se mostrou muito satisfeito com o trabalho que está sendo realizado conjuntamente entre as duas instituições na promoção do ensino do cooperativismo junto aos colégios agrícolas. “Nós queremos estreitar essa parceria, beneficiando tanto os alunos dos colégios agrícolas como o próprio sistema cooperativista”, afirmou Koslovski, que já foi convidado a fazer uma reunião com o secretário Maurício Requião para discutir como as duas instituições podem estreitar essa parceria. Koslovski está propondo a aproximação das cooperativas agropecuárias e de crédito com os colégios agrícolas visando aperfeiçoar o ensino do cooperativismo e, quando possível, a realização de estágios.

Ensino do cooperativismo – A produção de uma publicação voltada ao ensino do cooperativismo é uma das sugestões da Ocepar nessa ação conjunta com a SEED. “Gostaríamos de produzir um manual para a orientação e funcionamento de cooperativa”. Essa publicação será utilizada no treinamento dos professores de cooperativismo, como já vem ocorrendo em algumas regiões, informa o presidente da Ocepar. “O mais importante é a aproximação dos colégios agrícolas com as cooperativas de suas regiões, com vantagens para alunos e cooperativas”, conclui Koslovski.

Conteúdos Relacionados