OCEPAR E FAEP APRESENTAM PRIORIDADES A DENI SCHWARTZ

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O recém empossado secretário da Agricultura do Paraná, Deni Lineu Schwartz, reuniu-se na noite de ontem com diretores e técnicos da Ocepar e Faep, com o ex-secretário Antonio Poloni e com o deputado federal Moacir Micheletto (também diretor da Faep) para assistir a uma exposição sobre a atuação dessas duas instituições em benefício da agricultura e discutir os principais problemas do setor. Após as apresentações, ao final da reunião, os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, e da Faep, Ágide Meneguette, entregaram o secretário um documento contento os principais pontos que, na opinião das duas instituições, devem merecer atenção especial para que o setor agropecuário continue obtendo êxito. O documento, de 7 páginas, enfatiza a necessidade de resolver alguns problemas urgentes.

Sanidade agropecuária ? O documento enfatiza a continuidade da ação visando a manutenção do estado de sanidade agropecuária, que permitiu ao Paraná obter o reconhecimento oficial como área livre de aftosa. ?Esta condição está permitindo ao Estado ampliar sua produção de carnes de bovinos, suínos e aves, para conquistar novos mercados, especialmente no exterior. O esforço pela sanidade tem que ser permanente e exige cada vez novos avanços, inclusive a conquista do status de área livre de febre aftosa sem vacinação e o controle de outras doenças?, afirma o documento que, no entanto, alerta que o sistema de defesa está comprometido com a saída, em razão de melhores salários, de vários técnicos da Secretaria que foram aprovados em concurso do Ministério da Agricultura. ?Os vazios nos quadros de fiscalização se constituem em grave ameaça à confiabilidade do nosso sistema de defesa e potencial perigo para a produção pecuária?.

Medidas necessárias ? Considerada a área mais importante entre as preocupações do setor agropecuário, a sanidade animal exige algumas medidas, que foram apresentadas ao secretário Deni Schwartz; a) Realização imediata de novo concurso para preenchimento das vagas no DEFIS, conforme compromisso já assumido pelo Governador do Estado. Este concurso terá que ser realizado até março próximo e as nomeações efetivadas no prazo constitucional, em razão das eleições deste ano. b) Atendimento da reivindicação de reformulação do quadro de funcionários da Secretaria, compromisso também assumido pelo Governador. c) Empenho da Secretaria para mobilização do setor privado nas campanhas de vacinação contra febre aftosa, em de maio e novembro, visando manter o status de área livre da doença. Julgamos indispensável a participação pessoal de Vossa Senhoria nos seminários de sensibilização previstos para abril e outubro nos principais centros de produção do Estado. d) Continuidade no programa de qualidade do setor lácteo, que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Pecuária do Conesa.

Outros programas ? A Faep e Ocepar enumeraram, um a um, com comentários, os principais programas que devem merecer atenção especial da Secretaria da Agricultura, como os programa de Certificação e Rastreabilidade, Meio Ambiente, Trigo, Hortiqualidade, Paraná Agroindustrial, Arenito, Gralha Azul, Classificação de Produtos Vegetais, Banco da Terra, Paraná 12 Meses, entre outros. Na entrega do documento, foi destacada a necessidade de efetuar reformulações na pesquisa agropecuária, aproximando-a mais dos produtores, usuários das tecnologias emanadas, para que obtenham melhores resultados.

Poloni e Micheletto ? O ex-secretário Antonio Poloni elogiou, ao secretário Deni Schwartz, a atuação conjunta entre a Secretaria da Agricultura, a Ocepar e Faep. Referindo-se a Meneguette e Koslovski, afirmou que ?são sérios, honestos, combativos, leais e pegam juntos? e que trabalhando junto com eles ?se tem a segurança por estar bem acompanhado?. Poloni também destacou a necessidade de se continuar atuando com intensidade na defesa sanitária animal, pois isso é vital para que todo o esforço e conquistas obtidas até aqui não caiam por terra, frisando que Deni Schwartz tem condições não apenas ?continuar o trabalho até aqui realizado, mas também de consolidar as conquistas?. Por sua vez, o deputado e diretor da Faep Moacir Micheletto classificou a reunião de suma importância, uma vez que estavam sentados, lado a lado, mostrando sua disposição em dar sua contribuição pela agropecuária, ?dois valentes companheiros?, que atuaram sob a liderança de Antonio Poloni, que por sua vez fez um ?marco histórico no Paraná?. Finalizou se colocando à disposição das entidades e da Seab em Brasília

Deni Schwartz ? O secretário da Agricultura Deni Schwartz ouviu com atenção, durante quase três horas, as explanações dos presidente e técnicos das duas instituições, que mostraram da atuação da Ocepar e Faep, bem como os principais projetos em desenvolvimento e perspectivas para os próximos anos. Schwartz fez anotações e, depois de fazer perguntas sobre alguns projetos, lançou um desafio para resolver problemas de falta de integração entre produtores no uso de conjunto de equipamentos e resfriadores. Ágide e Koslovski se prontificaram em dar toda a contribuição ao trabalho a ser liderado pela Secretaria da Agricultura. Ao final da reunião, Schwartz disse que realizará um trabalho de continuidade ao que vinha sendo executado, demonstrando estar ciente dos avanços alcançados nos últimos anos na agropecuária do Paraná. Prometeu se empenhar para resolver os problemas que, de alguma forma, estejam afetando o setor agropecuário.

Conteúdos Relacionados