OCB organiza visita aos Projetos da Frutal 2003

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A OCB, que está apoiando a realização da Frutal 2003 - 10a Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria 2003, a ser realizada em Fortaleza, está divulgando o programa de visitas técnicas aos agropólos (projetos irrigados), nos dias 31 de agosto, 1 e 3 de setembro. Serão visitados os projetos Baixo Aracaju e Tabuleiro de Russas, implantados para a produção de flores e frutas, tendo como objetivo principal o mercado externo. Estão sendo convidados para as visitas os presidentes das organizações de cooperativas, os chefes regionais das unidades descentralizadas da Embrapa e delegados federais de Agricultura do Mapa. Interessados em participar das visitas que ainda não se inscreveram, devem contatar o sr. Robson pelos telefones (85) 433-5190, 9605-4215 ou 433-5196 (fax) e pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Pólo frutícola - Localizado nos municípios de Acaraú, Bela Cruz e Marco, a 220 Km de Fortaleza, o Projeto Baixo Acaraú representa uma das mais importantes ações para o desenvolvimento agrícola do Ceará. A implantação dos 7.776 hectares de área total do projeto é fruto da parceria entre os governos estadual e federal, num acordo de empréstimo com o Banco Mundial, identificando potencial na região para a produção de frutas, hortaliças e flores de excelente qualidade e alta produtividade, em qualquer época do ano, e com menor incidência de pragas e doenças. Outras qualidades, como solos profundos, bem drenados, clima tropical semi-árido, que permite o início da produção de frutas em tempo recorde, cerca de 3 mil horas de sol por ano, e temperatura média de 28o C, são características diferenciadas que somadas à infra-estrutura, transformam-se em vantagens para os investidores em agricultura irrigada.

Tabuleiro de Russas - O projeto Tabuleiros de Russas é resultado de uma parceria entre Governo Federal, que através do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) é responsável pela construção de toda a infra-estrutura (uso comum, fundiária e apoio), e o governo do Ceará. A iniciativa privada responde pela condução dos empreendimentos produtivos, de acordo com o Projeto Novo Modelo de Irrigação, e pela gestão do perímetro. Para assegurar a competitividade nos mercados interno e externo, o Projeto utiliza tecnologias de ponta na área hidráulica, bem como na fase produtiva e na pós-colheita. A exploração vai estar centrada em produtos de baixa dependência de água e alta rentabilidade, principalmente, frutas, flores e hortaliças.

Conteúdos Relacionados