Notícias da Autogestão: \"Cooperativismo na Escola\" reuniu 1939 alunos de colégios agrícolas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O evento "Cooperativismo na Escola", promovido em conjunto pela Ocepar, Sescoop-PR e Secretaria de Estado da Educação, entre os dias 02 de março e 30 de abril em 14 colégios agrícolas, reuniu 1939 cooperados e alunos. O objetivo do encontro foi levar conhecimento sobre cooperativismo, visando recuperar parte da missão das cooperativas escolas dos colégios agrícolas, que é promover o ensino da doutrina cooperativista. A realização, neste ano, de um encontro em cada colégio agrícola foi um compromisso assumido pela Ocepar durante a realização do 2o Ecoopeagri (Encontro Estadual de Cooperativas Escola de Colégios Agrícolas) realizado em Foz do Iguaçu.
Procoope - A realização dos encontros faz parte do trabalho realizado pelo Sescoop-PR, através do Procoope - Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas, de assessoramento às cooperativas que buscam o desenvolvimento. Os profissionais do Procoope atendem, hoje, 102 cooperativas dos vários ramos, que estão numa fase de consolidação. O trabalho do Procoope visa orientar as cooperativas de pequeno porte - com registro provisório ou definitivo - a atuarem de acordo com a legislação quanto à composição da diretoria, eleição, assembléias e prestação de contas.
Vocação e valores - O assessor de cooperativismo do Procoope, Izaias Lopes, afirma que a realização dos encontros nos colégios agrícolas e o trabalho de assessoramento às cooperativas escolas é muito importante, pois leva informações corretas sobre a vocação, valores e princípios do cooperativismo, bem como noções de legislação, direitos e deveres dos cooperados e responsabilidades civis e criminais dos dirigentes e conselheiros fiscais. Os encontros também motivam os alunos a realizarem o curso e a permanecerem na atividade agropecuária, ampliando seus conhecimentos sobre cooperativismo. "Esperamos realizar uma boa parceria com a Secretaria de Estado de Educação para que, num futuro não muito distante, tenhamos um número maior de cooperados conscientes de suas responsabilidades na cooperativa e como cidadãos", frisa Izaias Lopes.
3º Ecoopeagri - Os 14 encontros realizados recentemente mostraram, também, haver um razoável desnível de recursos, conscientização e disposição dos dirigentes e professores dos diversos colégios agrícolas colégios agrícolas. Enquanto alguns colégios promoveram uma simples solenidade na abertura do encontro "Cooperativismo na Escola", outros se empenharam, transformando o evento num acontecimento importante, com a presença das autoridades municipais. Mas, de forma geral, afirma Izaias Lopes, os dirigentes e professores dos colégios estão se empenhando para que os eventos ocorram da maneira mais satisfatória e com resultados positivos ao desenvolvimento do conhecimento entre os alunos e cooperados. Depois dessa rodada de encontros, os colégios agrícolas estão melhor preparados para a realização do 3o. Ecoopeagri a ser realizado nos próximos dias 14 e 15 de maio em Faxinal do Céu.
Cooperativas escolas onde foram realizados os encontros ?Cooperativismo na Escola?, e o respectivo número de participantes. | |||
Data | Cooperativa | Local | Presentes |
02/03/04 | Caear | Guarapuava | 52 |
03/03/04 | Cooperflor | Irati | 100 |
04/03/04 | Coopagev | Palmeira | 208 |
22/03/04 | Coopecosta | Rio Negro | 180 |
23/03/04 | Ceepsuldoeste | Fran. Beltrão | 157 |
25/03/04 | Coopab | Clevelândia | 256 |
30/03/04 | Coomari | Apucarana | 250 |
31/03/04 | Cooferco | Sta. Mariana | 97 |
01/04/04 | Coocam | Cambara | 83 |
20/04/04 | Ceagrom | Castro | 154 |
22/04/04 | Ceeplapa | Lapa | 80 |
27/04/04 | Ceeptoledo | Toledo | 101 |
28/04/04 | Ceacemp | Foz do Iguaçu | 111 |
30/04/04 | Ceepnoroeste | Diamante do Norte | 110 |
TOTAL | 1939 |