NOTÍCIAS DA AUTOGESTÃO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
FAZER DAS COOPERATIVAS UM REFERENCIAL DE EMPRESA
"Tornar o sistema cooperativista um referencial de modelo de empresa no mercado, espelhando qualidade e confiabilidade ao cooperado e ao público em geral por meio do monitoramento, supervisão, auditoria de gestão e controle das cooperativas". Este é um dos objetivos do Programa de Autogestão do Sistema Ocepar, que pretende ser efetivamente um instrumento de modernização das sociedades cooperativas e de melhoria empresarial para a agregação de valores aos cooperados, assegurando a transparência da administração da sociedade cooperativa. Com a finalidade levar ao conhecimento público sobre este importante trabalho desenvolvido no Paraná, a partir desta edição, o Departamento de Monitoramento e Desenvolvimento da Gestão do Sescoop/PR, sob a gerência do economista, Gerson Lauermann publicara artigos, matérias eventos de interesse das cooperativas paranaenses.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2002
Entre as principais atividades desenvolvidas neste ano de 2002 pelo programa de Autogestão, estão: o curso para candidatos ao Conselho Fiscal (5 eventos), com a participação de 132 pessoas; a realização de um Fórum Financeiro para os profissionais da área Administrativa e Financeira das cooperativas, onde foi abordado o novo Sistema Brasileiro de Pagamento (SBP) e a Cédula do Produto Rural Financeira (CPRF), eventos estes onde participaram 66 profissionais. Também neste ano de 2002 foram realizadas visitas a 10 cooperativas, dentro do programa integral de apoio a pequenas cooperativas (Procoope) e o atendimento a 50 grupos de pessoas interessadas em constituir novas cooperativas. O setor analisou relatórios de balanços e parecer de auditorias, atualizou o Sistema de Análise e Acompanhamento (SAAC) e auxiliou na elaboração de um folder para a Fetrabalho. "De forma resumida, estas foram algumas das principais atividades desenvolvidas por nossos profissionais nestes três primeiros meses do ano, muito ainda acontecerá, por isso, em consonância com os anseios da diretoria do Sistema Ocepar, reestruturamos o departamento para atender cada vez melhor as cooperativas paranaenses", destacou Gerson Lauermann, gerente do Departamento de Monitoramento e Desenvolvimento da Gestão do Sescoop/PR.
SAÚDE: AUTOGESTÃO ALERTA SOBRE AUDITORES EXTERNOS
Todas as Cooperativas de Prestação de Serviços Médicos e Odontológicos, registradas na Agência Nacional de Saúde como Operadoras de Planos de Saúde, devem contratar auditores externos devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O alerta é do auditor da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop-Paraná, Reginaldo Magro. Ele ainda lembra que o Artigo 22 da Lei nº 9.656/1998 trata desse assunto: "As operadoras de planos privados de assistência a saúde submeterão suas contas a auditores independentes, registrados no respectivo Conselho Regional de Contabilidade e na Comissão de Valores Mobiliários - CVM.". Reginaldo recomenda ainda que, em cumprimento as normas de autogestão das cooperativas brasileiras, todas as cooperativas que operam com planos de saúde devem verificar, antes de contratar seus auditores, se os mesmos também são também registrados no Sistema OCB/Ocepar. Informações pelo telefone (41) 352.2276.