NEGÓCIOS DA TERRA: Superintendente da Ocepar aborda papel do Brasil na segurança alimentar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

negocios da terra 17 09 2012 LargeEm artigo publicado na última sexta-feira (14/09) no Portal do programa Negócios da Terra, da Rede Massa, o engenheiro agrônomo e superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, traça um cenário da produção mundial de grãos, que vem sofrendo uma grande quebra devido a problemas climáticos que afetam diversos países. O impacto dessa situação nos preços e nos estoques é outro ponto abordado por Costa em sua análise. O superintendente da Ocepar trata ainda da responsabilidade do Brasil no suprimento das necessidades mundiais de alimentos. Apesar de dispor de áreas agricultáveis para a expansão de sua produção, agricultores capacitados, tecnologia, assistência técnica qualificada, entre outros pontos positivos, o País ainda sofre com falta de infraestrutura para o escoamento adequado da produção.

Comparativo - “Os custos de logística para escoamento da produção nos Estados Unidos e na Argentina, nossos principais competidores no mercado mundial, representam um terço do que custa no Brasil. Se não bastasse isso, medidas tomadas abruptamente aumentam ainda mais esses custos, caso recente da lei dos motoristas, que vai provocar uma elevação de custos dos transportes na ordem de 25%. Portanto, para sermos os grandes fornecedores de alimentos para o mundo, não basta terra para plantar, precisamos de investimentos, urgentemente”, conclui Costa. Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Coluna – Este é o terceiro artigo da Ocepar publicado no Portal do programa Negócios da Terra. A cada semana um novo texto escrito por profissionais da organização vem sendo divulgado na seção Colunistas/Cooperativismo Ocepar. 

Conteúdos Relacionados