MOVIMENTO: Federações do G7 assinam compromisso com o “Paraná Sem Corrupção”

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Presidentes e representantes das sete entidades que compõem o chamado G-7, grupo de federações do setor produtivo, assinaram na manhã desta segunda-feira (17/09) na sede do Ministério Público do Estado do Paraná, em Curitiba, um convênio se comprometendo participar e divulgar o movimento chamado “Paraná Sem Corrupção”. O evento foi coordenado pela subprocuradora geral de justiça para assuntos jurídicos do MP, Samia Saad Gallotti Bonavides, e contou com as presenças do coordenador do G-7 e presidente da Fecomércio, Darci Piana, dos presidentes da Fecoopar – Federação das Cooperativas do Estado do Paraná, João Paulo Koslovski, da Fiep, Edson Campagnolo, da ACP, Edson Ramon, da Faciap, Rainer Zielasko, do diretor financeiro da Faep, João Luiz Biscaia, e do diretor executivo da Fetranspar, Sérgio Malucelli.

Comprometimento - Todos os dirigentes presentes foram unânimes em afirmar que é preciso acabar com a corrupção no país e até citaram alguns números sobre o tema. Hoje, cerca de R$ 48 bilhões por ano são desviados pela corrupção, quantia suficiente para construir mais de 100 mil casas populares. O coordenador do G-7, Darci Piana, afirmou que é necessário educar, principalmente a juventude, para que se combata esta forma de atuação. “Ser honesto não é só uma obrigação é um dever cívico”, completou.

Cooperativas - Já o presidente da Fecoopar, João Paulo Koslovski, disse que o sistema cooperativista sente-se lisonjeado em fazer parte deste movimento para acabar com um dos maiores males da sociedade atual: a corrupção. “Comprometemos-nos em divulgar esta iniciativa importante junto às nossas cooperativas para que as mesmas multipliquem este movimento em seus veículos de comunicação. Sabemos que combater a corrupção é um trabalho árduo, mas importante e que os resultados desse movimento possam ser sentidos num curto prazo de tempo por aquelas pessoas que mais precisam, ou seja, os paranaenses e brasileiros de bem”, destacou o dirigente cooperativista.

Movimento - O Movimento Paraná Sem Corrupção foi criado a partir de uma articulação do Ministério Público do Paraná, por meio da coordenação paranaense da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". A campanha nacional foi lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) com o propósito de enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos, e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.

Entidades - Segundo o coordenador estadual da campanha, promotor de Justiça, Eduardo Augusto Salomão Cambi, é um movimento permanente e que envolve toda sociedade. “A participação destes empresários aqui garantem a continuidade deste movimento também através das entidades da iniciativa privada e que tantas pessoas empregam”. Para Cambi, este movimento pretende interferir na consciência das pessoas, na produção de ideais, na repercussão de princípios e valores éticos. “O MP tem o dever Constitucional de defender os interesses sociais, mas só teremos uma educação cívica para depois haver uma repressão efetiva e um combate às impunidades se integrarmos todas as forças da sociedade e é isto que estamos realizando aqui hoje”, destacou.

Participação - Na página do Movimento Paraná sem Corrupção, no site do MP-PR, membros e servidores do Ministério Público, além de interessados da sociedade em geral, podem encontrar todas as informações necessárias sobre como aderir à campanha. Também foi criado um espaço de discussão crítica para gerar reflexões e ações em torno do papel da sociedade no combate à corrupção. Lá, é possível manifestar sua opinião sobre as causas que fomentam a corrupção no Paraná e de que forma a sociedade deve participar para combater este mal. 

Acesse www.paranasemcorrupcao.org.br divulgue, participe!

{gallery}noticias/2012/setembro/17/movimento/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados