MILHO: Novo padrão enquadra maior parte da produção
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Maio/2/201152144940/{/gallery}Representantes do setor produtivo paranaense saíram satisfeitos da reunião ocorrida na última quinta e sexta-feira (28 e 29/04), em Brasília, quando foi discutido o novo padrão de classificação do milho."O novo padrão deverá entrar em vigor a partir de julho de 2012, contemplando nossa reivindicação pois enquadra a maior parte da produção de milho cultivado no Paraná em um dos três tipos de classificação", afirma o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra. Ele participou do encontro na capital federal, juntamente com profissionais das cooperativas Integrada, Cocamar, C.Vale, Cotriguaçu, Coamo, Agrária e Castrolanda. Também estiveram presentes 18 representantes da Faep e de Sindicatos Rurais, além de membros do Ministério da Agricultura, Conab, OCB, CNA, Ubabef, Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, empresas classificadoras, entre outros.
Regras - Atualmente a classificação do milho obedece às normas estabelecidas pela Portaria nº 845/1976. Em janeiro de 2010, foi publicada a Portaria nº 4, colocando em consulta pública o novo padrão do cereal, cujo prazo de recebimento das sugestões venceu no último dia 05 de janeiro. A proposta apresentada pelo governo federal preocupou os setor produtivo pois estabelecia critérios muito rígidos, que excluíam grande parte da produção de milho paranaense. O cereal é classificado em três tipos: 1,2 e 3, de acordo, principalmente, com o índice de grãos avariados (ardidos, chochos, imaturos, fermentados, germinados, gessados ou mofados). Também são considerados aqueles que estão carunchados, quebrados, com matérias estranhas ou impurezas, entre outros itens. O tipo 1 é o que apresenta a menor quantidade de grãos com defeitos. Agora, o setor produtivo aguarda a publicação, no Diário Oficial da União, da nova instrução normativa com o padrão que vai vigorar no segundo semestre do ano que vem.
Armazenagem - Também foi realizada, em Brasília, na última quarta-feira (25/04), a reunião do Comitê de Certificação das Unidades Armazenadoras, que contou com a presença de representantes do Mapa, OCB, CNA, Conab, Embrapa, Ceagesp, unidades armazenadoras, cooperativas Coamo, C.Vale e Cotriguaçu e da Ocepar. "Na oportunidade foi elaborada a redação dos requisitos técnicos que farão parte da nova Instrução Normativa sobre a certificação de unidades armazenadoras. O material será submetido à apreciação da área jurídica do Mapa", informa o gerente da Ocepar, Flávio Turra. Uma nova reunião do Comitê será realizada neste mês. (Foto: Assessoria Sindicato Rural de Guarapuava)