MILHO: China antecipa compra de grão do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A China, que em 2010 adquiriu 39.850 toneladas de milho brasileiro, começou a importar mais cedo do Brasil este ano e já levou 20.150 toneladas do produto. Como mostra levantamento da consultoria Céleres, em julho a China comprou 14 mil toneladas e em agosto, 6.150 toneladas do cereal nacional, mais da metade do volume importado no ano passado.

 

2010 - Em 2010, o volume importado pela China do Brasil ficou concentrado no mês de setembro, conforme Juliano Cunha, analista da Céleres. "Seguindo essa lógica, os chineses devem entrar comprando um pouco mais em setembro", disse, observando que este ano as importações vieram mais cedo.

 

Quantidade pequena - Os embarques de milho à China são pequenos levando em consideração o total exportado pelo Brasil - só em agosto foram 1,5 milhão de toneladas, recorde para um mês. No acumulado de oito meses, os embarques alcançam 4,59 milhões de toneladas. Ainda que pequenas, as vendas brasileiras são importantes já que China saiu, recentemente, da posição de país exportador para importador de milho. "Apesar de o USDA [Departamento de Agricultura dos EUA] ter reduzido a estimativa de importação chinesa, o apetite por cereal da China é grande", disse Cunha. No relatório divulgado ontem, o USDA cortou em 200 mil toneladas a estimativa para a importação chinesa de milho, para 1,3 milhão de toneladas. Segundo a Céleres, a China comprou milho do Brasil pela primeira vez em 2002 (5 mil toneladas). Voltou a adquirir em 2005 (57,5 mil toneladas). Em 2009, importou 27 mil toneladas. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados