MÍDIA: Programa Caminhos do Campo começa a exibir série sobre o cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Programa Caminhos do Campo, da RPCTV, exibiu, nesse domingo (23/06), o primeiro episódio de uma série especial em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no 1º sábado do mês de julho, este ano em 6 de julho. Até lá, serão divulgadas reportagens destacando os impactos positivos do trabalho realizado pelas cooperativas no setor agropecuário.

Witmarsum - A primeira matéria traz o exemplo da Cooperativa Witmarsum, sediada em Palmeira, nos Campos Gerais, originária de imigrantes alemães, russos, holandeses e poloneses que chegaram à região na metade do século XX no Paraná. A equipe da RPCTV esteve na propriedade de um dos cooperados que fornecem leite para a cooperativa, Marcos Epp. A reportagem lembra que a Witmarsum é uma das 62 do setor agropecuário associadas ao Sistema Ocepar, “capazes de entregar 45% da produção de carnes e laticínios do Paraná e dois terços dos grãos produzidos no estado.” Ressalta ainda que as cooperativas agropecuárias respondem por aproximadamente 60% do PIB agropecuário paranaense.

Sistema Ocepar - A reportagem também entrevistou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que evidenciou alguns diferenciais do modelo cooperativo. “Ele [o produtor cooperado] sabe que a tecnologia que ele aplica é testada na cooperativa. Os insumos que ele recebe também são testados e comprados de fonte segura... Passou a época de apenas produzir e tentar vender. Agora, é necessário identificar a demanda e atendê-la exatamente nas condições exigidas pelo consumidor... Sem organização, não existe cooperativa. Tem gente que se viabiliza individualmente, principalmente os maiores produtores, mas os médios e pequenos dificilmente vão se manter na atividade se não se mantiverem organizados. E a cooperativa é um bom sistema de organização”, ressaltou Ricken.

Clique aqui para conferir a reportagem na íntegra

 

 

Conteúdos Relacionados