MERCOSUL/UE: Ocepar e Mapa promovem reunião sobre ofertas do agronegócio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) promovem, no dia 03 de fevereiro, na sede da Ocepar, em Curitiba, uma reunião para discutir as ofertas do agronegócio brasileiro que integram as negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Os debates, coordenados pela Secretaria de Relações Internacionais do Mapa, vão focar as cadeias produtivas do trigo, malte, leite, café, sucos, aves, suínos, milho, arroz, soja e sucroalcooleiro. Foram convidados a participar representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), organizações das cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Federação da Agricultura do Paraná, Secretaria de Agricultura do Paraná, Conab e cooperativas paranaenses.
Propostas - A iniciativa é um desdobramento do evento ocorrido na última terça-feira (25/01), na Ocepar, quando representantes do agronegócio e do cooperativismo paranaense foram informados sobre o andamento das negociações entre o Mercosul e a UE por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Mapa. Os participantes demonstram preocupação com os termos ligados aos dois setores que estão sendo tratados no acordo e decidiram organizar a reunião e formalizar um documento com propostas para aprimorar a oferta brasileira no Mercosul e evitar futuros prejuízos."É fundamental uma análise mais aprofundada das ofertas de redução tarifária e das cotas que estaremos concedendo à União Européia em setores extremamente sensíveis como trigo, malte, carnes e lácteos, bem como, avaliar se estão de acordo os pedidos de abertura do mercado para as nossas exportações destinadas ao bloco europeu", afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. O resultado do encontro será encaminhado ao Mapa e ao MRE, sendo que este último está diretamente envolvido com as discussões sobre o fechamento de um acordo entre os dois blocos e participa, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai, da finalização da oferta dos países do Mercosul que será apresentada à UE na próxima rodada de negociações, programada para o mês de março, em Bruxelas.
Início - Os países do Mercosul e os da União Europeia começaram a negociar um acordo de livre comércio em 1999. O processo foi interrompido em 2004 e retomado no ano passado, com a possibilidade das negociações serem concluídas neste ano.