MERCOSUL/UE: Consulta pública sobre ofertas recebe propostas até 16 de fevereiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior recebe, até o próximo dia 16 de fevereiro, propostas de melhora de oferta para as negociações no âmbito do futuro acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Nos próximos meses haverá uma nova rodada de negociações, chamada troca de ofertas, em que cada bloco comercial apresentará sua proposta de concessões. A nova cesta de ofertas está sendo elaborada com base na proposta inicialmente apresentada, em setembro de 2004. Representantes das cooperativas agropecuárias estão sendo incentivadas a participar da consulta. "Considerando que o setor agropecuário é extremamente sensível nessas negociações, é de fundamental importância que os senhores examinem as propostas e façam suas sugestões, de forma subsidiar o trabalho dos negociadores do governo brasileiro", afirma o secretário da Câmara de Comércio Exterior, Ayrton Jun Ussami.

Manifestações - Ainda de acordo com ele, as manifestações poderão ser formuladas exclusivamente por associações ou entidades de classe e deverão ser encaminhadas por meio de documento escrito, endereçado ao Departamento de Negociações Internacionais (DEINT), localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), Bloco J, 8º andar, sala 814, além de cópia digital dirigida aos endereços Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Reunião - As contribuições das cooperativas e de outros segmentos ligados ao agronegócio vão ser levantadas durante reunião que acontece nesta quinta-feira (03/02), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O encontro é promovido pela entidade, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) e será coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais do Mapa. Os debates vão focar as cadeias produtivas do trigo, malte, leite, café, sucos, aves, suínos, milho, arroz, soja e sucroalcooleiro. Foram convidados a participar representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), organizações das cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Federação da Agricultura do Paraná, Secretaria de Agricultura do Paraná, Conab e cooperativas paranaenses.

Clique aqui para conferir a publicação da consulta pública no Diário Oficial da União

{gallery}noticias/2011/Janeiro/31/201113115328/{/gallery}

Conteúdos Relacionados