MERCADO INTERNACIONAL: "Dumping e a competitividade das exportações" é tema de Informe

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

mercado internacional 01 07 2024O Informe de Mercado Internacional, elaborado pela Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), do Sistema Ocepar, traz na edição de junho o tema “Dumping e a competitividade das exportações”. O boletim avalia o anúncio feito pela China, em março último, de que não irá renovar a medida antidumping para as exportações de frango do Brasil.  

Competitividade - A decisão garante mais competitividade para as exportações de carne de frango do Brasil, beneficiando diretamente o Paraná e as cooperativas do estado que são grandes exportadoras do produto. A China é o principal mercado para os produtores de frango paranaenses.

Suínos - Há possibilidade também de a China restringir a importação de carne suína de origem europeia, em consequência da medida antidumping. Se isso acontecer, a demanda por carne suína brasileira na China poderá aumentar. Por outro lado, a Europa pode direcionar sua carne suína para mercados que atualmente compram o produto do Brasil, gerando concorrência.

Íntegra - Saiba mais sobre a prática do dumping e o impacto da medida antidumping da China sobre o mercado brasileiro, conferindo a íntegra do Informe de Mercado Internacional aqui.

FOTO: Pixabay

 

Conteúdos Relacionados