MEIO AMBIENTE: Sanepar e Emater capacitam técnicos para uso agrícola de lodo de esgoto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sanepar e a Emater estão capacitando profissionais para uso agrícola de lodo de esgoto. Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, esta é uma das ações que têm por objetivo estimular o uso agrícola do lodo. "A aplicação do lodo no solo é a melhor alternativa de disposição final, porque não gera passivo ambiental. É a transformação de um resíduo em insumo de boa qualidade, com garantia ambiental, sanitária e agronômica."

Seminário - A capacitação ocorreu durante o seminário Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto, que integra o Programa de Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto no Estado do Paraná. No seminário, 73 técnicos da Sanepar e da Emater discutiram legislação, normas e controle ambientais, além de características e critérios do lodo para a utilização agrícola. Também discutiram aspectos relacionados à gestão do lodo (do tratamento até a aplicação), higienização e cuidados sanitários, entre outros temas sobre o uso do lodo na agricultura e em áreas florestais.

Programa foi implantado em 2005 - Resultado de pesquisas científicas que a Sanepar realiza desde 1988, o Programa de Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto, implantado em 2005, é um complexo processo de controle que tem por objetivo assegurar a compatibilidade de uso do lodo com as exigências ambientais. O Programa da Sanepar segue as determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Resolução Conama 375) e da Secretaria Estadual de Meio ambiente (Resolução Sema 01/07), que estabelecem os critérios de segurança, semelhantes aos europeus e significativamente mais restritos do que os adotados nos Estados Unidos. Os estudos, que exigiram investimento superior a R$ 2 milhões, contaram com a participação de mais de 100 pesquisadores de instituições como a Emater, UFPR, PUC-PR, Iapar, UEL, Senai-Cetsam, Emater, Tecpar e Embrapa. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados