MEIO AMBIENTE: Lixo que vira conforto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As facilidades de produtos em embalagens descartáveis e as tecnologias que possibilitam a conservação de alimentos por um prazo longo acabam gerando problemas ambientais, muito mais nocivos que os benefícios dos produtos. Toneladas de embalagens plásticas enchem aterros sanitários ou são jogadas em rios ou riachos e desafiam autoridades a encontrar uma solução para o seu destino. Criatividade e informação têm sido aliadas de pessoas e grupos preocupados com a questão ambiental. Um dos exemplos é o sistema de aquecimento solar desenvolvido pelo catarinense aposentado José Alcino Alano, que usa garrafas de refrigerante pet de dois litros e embalagens de leite longa vida. Com a invenção ele conquistou o Prêmio Super Ecologia 2004, da Revista Superinteressante. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, desde que o projeto ''Água quente para todos'' foi implantado no ano passado foram retiradas do meio ambiente 1,2 milhão de embalagens. Foram confeccionados três mil aquecedores em 254 municípios do estado.

Casa Verde - O sistema será implantado na Casa Verde, projeto de moradia popular ecologicamente correta, desenvolvido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana que vem. O sistema pode ser adotado em qualquer localidade e ser adequado a qualquer número de pessoas. Na zona rural, beneficia a família e simplifica as atividades da propriedade. Os animais, por exemplo, podem ser tratados com água morna no inverno.

Baixo custo - Como vantagens o sistema tem o baixo custo e a simplicidade da instalação. Segundo João Mendonça, da Sema, que coordena oficinas sobre o sistema em Londrina, para uma família de quatro pessoas a instalação custa em torno de R$ 150, se for aproveitada a caixa d'água da residência. ''A família terá água quente para o banho e outras atividades domésticas e tem também como benefício a redução de 40% no consumo de energia elétrica'', explica. Ao meio ambiente é garantido um ganho imensurável. Para um sistema dessas dimensões, 240 garrafas de refrigerante pet e 200 caixas de embalagem longa vida deixam de ser jogadas nos aterros sanitários. As garrafas e caixas substituem a caixa metálica, o painel de absorção térmica e o vidro utilizados nos sistemas convencionais de aquecedores solares. Na instalação são utilizados canos e conexões de PVC de meia polegada.

Funcionamento - O sistema de funcionamento é similar aos dos aquecedores convencionais. As caixas de leite são pintadas com tinta preta fosca, o que permite a absorção do calor do sol, que é retido nas garrafas pet e transferido para a água que percorre os canos de PVC também pintados de preto. Segundo João Mendonça, a água sai da caixa d'água, passa pelo módulo e volta aquecida à caixa d' água. Por ser mais pesada, a água fria flui para a parte inferior da caixa, mantendo o aquecedor sempre cheio de água e fechando o ciclo de aquecimento. Ao percorrer o aquecedor, a água é aquecida a uma temperatura de 10 graus centígrados, o que permite que em uma exposição de seis horas atinja 52 graus no verão e 38 graus no inverno. O tempo computado de exposição é das 10 às 16 horas.

Oficinas - As vantagens da tecnologia vêm sendo disseminadas pela Secretaria de Meio Ambiente, que promove oficinas para alguns grupos. Atualmente alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Albino Feijó, na zona sul de Londrina, participam dos treinamentos e levam as técnicas de construção do aquecedor para outras comunidades. Uma cartilha ensina como fazer a instalação, incluindo os gabaritos, que mostram como fazer as adequações nas embalagens de leite, garrafas e nos canos de PVC. ''O sistema pode ser utilizado em creches, asilos, escolas e igrejas'', diz João Mendonça. A própria escola será beneficiada com a construção de um módulo que vai aquecer água para a cozinha.

Dicas:
Água quente: consumo inteligente
- Pense antes de ligar a água quente: será que a louça e as roupas, por exemplo, não podem ser lavadas apenas em água fria? Este passo, por si só, pode garantir uma redução de 25% dos gastos com o aquecimento da água.

- Os sistemas a energia solar são uma opção viável e podem garantir até 80% do aquecimento de água da casa. Um reforço a gás, eletricidade ou combustível sólido complementa o sistema.

- Ao instalar um sistema a energia solar, escolha um ponto ensolarado, voltado para o norte - idealmente um lugar que receba luz direta do sol das 8 às 16 horas.

- Posicione o sistema num ângulo de 15 a 50 graus. Se seu telhado não permitir, você pode usar uma base para a montagem (isto elevará um pouco o custo do sistema).

- Posicione o reservatório o mais perto possível dos coletores de energia solar para minimizar a perda de calor nos tubos de conexão.

- Aproveite o aquecimento solar da forma mais eficiente possível. Por exemplo, realize tarefas que exigem o consumo de muita água quente no início do dia, de forma que a água que venha a entrar no reservatório já esteja aquecida pelo sol ao longo do dia. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados