MEIO AMBIENTE III: Governo dará apoio a municípios para manejo de resíduos sólidos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos prepara 18 oficinas para discutir com os municípios o manejo do lixo. O primeiro passo foi uma reunião realizada na última terça-feira para a elaboração do Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que orientou chefes das regionais da Secretaria, do Instituto de Terras, Cartografia e Geografia do Estado do Paraná (ITCG), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Instituto de Águas do Paraná (AguasParaná) e representantes das 18 associações de municípios. 


Responsabilidade compartilhada - Segundo o engenheiro Mário Saffer, a responsabilidade sobre o destino dos resíduos sólidos é compartilhada: “Às empresas compete o recolhimento dos produtos após o uso. À sociedade cabe participar dos programas de coleta seletiva e reduzir o consumo, gerando menos lixo. E o poder público deve apresentar planos para redução da geração de resíduos, reutilização dos materiais, reciclagem e disposição final”. 


Empresas – O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Eduardo Gobbi, afirmou que as discussões relativas ao manejo correto dos resíduos sólidos serão levadas aos municípios. “Estamos organizando 18 oficinas e seminários regionais para que o governo ofereça suporte técnico aos municípios”. 


Geradores de resíduos - A Política Nacional de Resíduos Sólidos atribui maior responsabilidade aos geradores de resíduos, ao poder público e também aos consumidores. Além da coleta seletiva, outro aspecto importante é a logística reversa, termo que define a responsabilidade do fabricante pela destinação final de embalagens e resíduos após o uso. “Ela é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, pois abrange deste a coleta até a devolução dos resíduos sólidos ao setor empresarial e permite um reaproveitamento no ciclo de produção de materiais”, explica Gobbi. (AEN)

Conteúdos Relacionados