MEIO AMBIENTE II: Dilma diz que Rio+20 não tem espaço para 'fantasia'
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, terá a missão de “propor um novo paradigma de crescimento” e que não há espaço para “fantasia” nas discussões da cúpula. A afirmação foi feita durante reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, realizado na tarde desta quarta-feira (04/04), no Palácio do Planalto.
Missão mais difícil - “Desta vez eu acho que nós temos uma missão até mais difícil, que é propor um novo paradigma de crescimento. Que não pareça a alguns absurdamente etéreo ou fantasioso. Porque ninguém, numa conferência dessas, aceita discutir a fantasia. Ela não tem espaço para a fantasia”, declarou aos membros do fórum.
Discussão falsa - Dilma disse que a conferência não pode “criar a discussão falsa de que desenvolvimento sustentável é baseado no absoluto respeito ao meio ambiente”. “Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso à água, à energia. Eu não posso dizer para elas que só com energia eólica é possível iluminar o planeta. Não é”, disse a presidente.
Matriz energética - Dilma Rousseff fez uma forte defesa da matriz energética brasileira, em que mais da metade da energia é gerada por hidrelétricas. Afirmou, ainda, que o Brasil deve assumir a liderança das discussões sobre desenvolvimento sustentável, tornando-se uma “referência internacional”. Para isso, defendeu que o país não deve apresentar “propostas só para si mesmo, olhando para o seu próprio umbigo”. (Valor Econômico)