MEIO AMBIENTE: Dia Mundial terá sete Caminhadas na Natureza

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Não vai faltar opção para quem quer comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente de uma forma diferente e saudável. Neste fim de semana acontecem sete Caminhadas na Natureza em diferentes municípios do Paraná. No sábado (04/06) a atividade será em Pontal do Paraná e no domingo (05/06) em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Fátima, Paiçandu, Tibagi e Turvo.

Agricultura local - Segundo a coordenadora do projeto na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Clarice Bastarz, os municípios escolheram essas datas para incentivar a agricultura local e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, oferecendo aos participantes um programa diferenciado, mostrando as belezas do Paraná e incentivando a preservação da natureza. "Além de ser uma boa alternativa de lazer e estimular a preservação do meio ambiente, o programa incentiva a produção da agricultura familiar e o turismo rural no interior do Estado", disse Clarice.

 

Paiçandu - O município de Paiçandu, na região de Maringá, participa pela primeira vez do programa Caminhadas na Natureza. "A caminhada é uma forma de fazer com que as pessoas tenham um contato maior com a natureza, mostrando também a importância da sua preservação. Os caminhantes passarão por 10 propriedades de agricultura familiar, estabelecendo contato com uma cultura diferente e incentivando o comércio local com a compra de produtos agroindustriais. A expectativa é que 300 pessoas participem do evento", conta a assistente social Delma Pereira Fukui, da Emater.

 

Foz do Iguaçu - Outro destaque será a caminhada em Foz do Iguaçu. O circuito será de 10 quilômetros dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, tendo também como atrativos uma feira de produtos orgânicos e artesanato no final da caminhada.

 

Realização - O projeto Caminhadas na Natureza no Paraná é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, em parceria com a Emater Paraná e prefeituras municipais e apoio da organização não governamental Anda Brasil. O programa também conta com a parceria do Sesc Paraná, que está disponibilizando transporte para as caminhadas de Pontal do Paraná e Tibagi. Mais informações no site www.sescpr.com.br/turismo. (AEN)

Conteúdos Relacionados