MEIO AMBIENTE: Cooperativas participam do Programa de Mata Ciliar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No dia 26 de setembro, o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, assina em Cascavel convênio entre o Programa Mata Ciliar, do Governo do Estado, e as Cooperativas Copacol e Copavel. Na ocasião, agricultores e estudantes farão plantio de mudas em torno de rios localizados na área urbana da cidade. A  Cooperativa Agrária Mista Entre Rios, que já integra o Programa, inicia na próxima sexta-feira (21/09) o plantio de 100 mil mudas de árvores para a recomposição de matas a beira de cursos d'água no município de Entre Rios e em outros lugares da região de Guarapuava.

Preservação das águas - A cerimônia que marcará o início da ação em Entre Rios está prevista para às 10h, no Centro de Juventude. O diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, e autoridades vão falar da importância das matas ciliares para a preservação das águas. Em seguida, numa área de três hectares, cerca de 120 alunos de cinco escolas da comunidade plantarão mudas num terreno já preparado pela cooperativa. Nos próximos meses, funcionários dos setores Unidade Florestal, Paisagismo e Gestão Ambiental da Agrária continuarão o trabalho em outros locais. O plantio abrangerá, ainda, terrenos de cooperados, chegando a 100 mil mudas plantadas.

Responsabilidade - Segundo o presidente da cooperativa, tão importante quanto o plantio é chamar a atenção das pessoas para a questão das matas ciliares, conscientizando comunidade e produtores rurais em geral sobre a responsabilidade de preservar. A Agrária participou pela primeira vez do programa em 2005. Na ocasião, alunos de Entre Rios ajudaram a plantar em torno de três mil mudas numa área do Horto Florestal também à margem do Arroio Vitória.

Conteúdos Relacionados