MDL FLORESTAL: OCB apresenta relatório à Embaixada Britânica
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) foram recebidos nesta segunda-feira (29/11) por membros da Embaixada Britânica, em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi efetuar a entrega do dossiê de prestação de contas referente ao projeto "MDL Florestal para as Cooperativas Agropecuárias", que começou a ser desenvolvido em agosto de 2008 e encerra em dezembro de 2010.
Apoio - Evandro Ninaut e Flávia Zerbinato, da gerência de Mercados (Gemerc) da OCB, juntamente com os consultores Jörgen Leeuwestein e Magno Castelo Branco, respectivamente das Empresas Ecobusiness e Iniciativa Verde, que prestaram apoio à realização do projeto, foram recebidos pelos representantes da Embaixada Britânica Daniel Garbois, Márcia Sumire e Adriana Correira.
Dossiê - O dossiê entregue pela equipe da OCB contempla os produtos realizados/finalizados ao longo do projeto, como a publicação "MDL Florestal para as Cooperativas" e o site Carbono Cooperativo, a metodologia utilizada, e o Acordo de Cooperação firmado com os Órgãos/Entidades MCT, MAPA, MDA, Embrapa, ANA e BB. As cooperativas selecionadas para implementar o projeto foram a C.Vale e a Copacol.
Recuperação - O objetivo principal do projeto MDL Florestal é a recuperação de 15 hectares da Mata Atlântica brasileira. A Embaixada Britânica, que desenvolve iniciativas de cunho ambiental, aceitou e acreditou na proposta da OCB, firmando aliança estratégica para a realização do projeto. Segundo a colaboradora da Gemerc, Flávia Zerbinato, a idéia agora é transferir esse conhecimento ao máximo de cooperativas e fortalecer a importância do cooperativismo ser pioneiro em sustentabilidade sócio-ambiental. "O projeto termina agora em dezembro, mas até novembro de 2011 será realizado o monitoramento das atividades. Nossa expectativa é que mais instituições se interessem e passem a desenvolvê-lo."
Conquista - Para o gerente de Mercados Evandro Ninaut, a grande conquista desse projeto é o acordo de cooperação com diversas entidades do Governo Brasileiro. "De maneira inédita, uma entidade privada, e do setor cooperativista, agregou diversos ministérios, agências e o Banco do Brasil dentro de um trabalho de sustentabilidade ambiental, com possibilidades de multiplicação pelo governo."O dossiê entregue pela equipe da OCB será analisado pela equipe técnica do Governo do Reino Unido, em Londres. (Informe OCB)