MANIFESTAÇÕES DE APOIO: Acidente na Unidade da C.Vale gera comoção nacional; autoridades e entidades prestam solidariedade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O acidente ocorrido quarta-feira (26/07), na unidade de armazenagem da Cooperativa C.Vale, em Palotina, Oeste do Paraná, gerou comoção nacional. A explosão no local causou oito óbitos e outras 11 vítimas tiveram que ser hospitalizadas. De acordo com o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, a cooperativa tem se empenhado em prestar toda assistência às famílias dos trabalhadores atingidos. Ao longo dessa quinta-feira (27/07), foram registradas muitas manifestações de solidariedade à cooperativa, funcionários e familiares.
Autoridades - Autoridades, como o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, publicaram mensagem nas redes sociais lamentando o fato. “Soube com tristeza da explosão em uma cooperativa agroindustrial de Palotina, no Paraná, que deixou pelo menos oito mortos e vários feridos. Gostaria de manifestar meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário”, afirmou Lula. “Lamento profundamente o ocorrido na C.Vale, em Palotina, nesta quarta-feira. Externo meus sentimentos de pesar às famílias das vítimas. Nosso maior propósito no Mapa e nas missões, como aqui no Japão, é buscar as melhores condições aos trabalhadores”, disse Fávaro.
Luto oficial - O Governo do Estado também emitiu uma nota e decretou luto oficial de três dias. “O Governo do Paraná lamenta profundamente o grave incidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (26/07) em uma cooperativa na cidade de Palotina, no Oeste do Estado. Logo após a ocorrência foi enviado para o local todo apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos. Foi decretado de três dias”, diz o comunicado. O governador Ratinho Junior, em viagem oficial aos Estados Unidos, disse: "O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando". O vice-governador Darci Piana se deslocou até Palotina nessa quinta-feira (27/07) para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região e, principalmente, a amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.Vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, disse. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o acompanhou na viagem.
Cooperativismo - Da mesma forma, diversas cooperativas paranaenses e até de outros estados enviaram suas mensagens de apoio à C.Vale. Em nota de solidariedade, o Sistema OCB também lamentou profundamente o trágico acidente ocorrido em Palotina. “A explosão dos silos é inquestionavelmente uma fatalidade. Manifestamos nossas mais sinceras condolências para as famílias das vítimas e nos solidarizamos com os associados, os funcionários, a Diretoria da cooperativa e com toda a comunidade de Palotina. Com a atuação das equipes de segurança da C.Vale e das autoridades públicas envolvidas, certamente os fatos deste lamentável evento serão esclarecidos e todas as providências serão tomadas para que novos acidentes sejam evitados. Nesse momento, as preocupações e principais esforços estão concentrados no auxílio das vítimas e seus familiares. A C.Vale pode contar com a união e solidariedade do Sistema OCB e de todo o movimento cooperativista”, diz o comunicado. Organizações estaduais de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul também se manifestaram, da mesma forma que o deputado Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Entidades parceiras - Entidades como o Sistema Faep, Portos do Paraná e Sindiavipar também expressaram tristeza e solidariedade.