MAIS DE 100 PESSOAS INSCRITAS EM SEMINÁRIO DE SOLOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar do Seminário Cooperativo de Solos, que acontece amanhã (20) e quarta-feira (21) no Auditório da Coodetec, em Cascavel. A promoção é do Sistema Ocepar/Sescoop-PR e tem como objetivo discutir assuntos relacionados às práticas de manejo, física do solo, fertilidade, nutrição das plantas e agrometeorologia. O público alvo está nas gerências e departamentos técnicos das cooperativas. O engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, da área técnica da Ocepar, destaca a grande interesse pelo curso, ressaltando que isso mostra a preocupação das cooperativas em reciclar e aprimorar o conhecimento de seus profissionais. A época para discutir o tema também é importante, disse Mafioletti, lembrando que está tendo início o período de plantio da safra de verão. O seminário terá representantes de 20 cooperativas agropecuárias.

Terça-feira - A abertura será feita pelo engenheiro agrônomo Nelson Costa, gerente técnico da Ocepar. Em seguida o professor e pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Cássio Antônio Tormena, vai falar sobre "Física dos Solos Aplicada à Agricultura". Às 11h15 Clóvis M. Borkert, da Embrapa Soja de Londrina apresenta o tema "Resposta de Culturas anuais a Micronutrientes na Região Sul do Brasil". No período da tarde o primeiro tema fica à cargo de Áureo Lantmann, também da Embrapa Soja, que abordará "Sistema DRIS para Recomendação de Adubação". Às 15h45, Elir de Oliveira, do Iapar, discute com os participantes "Rotação de Culturas e Manejo do Solo".

Quarta-feira - A abertura dos trabalhos na quarta-feira será por conta do professor e pesquisador Paulo Ernani, da Udesc, de Lages (SC), com o tema "Calagem e Adubação Fosfatada". Às 10h15 "Adubação Nitrogenada e Potássica" será apresentada por Edson Feliciano de Oliveira, pesquisador da Coodetec. Após o almoço Luiz Renato Lazinski, pesquisador do Inmet fala sobre "Prognóstico Climático para a Safra". A última palestra será com o engenheiro agrônomo da Coamo, Joaquim Costa, sobre "Integração Lavoura/Pecuária".

Conteúdos Relacionados