MAÇÃ: Empresas reiniciam Programa Jovem Aprendiz Quotista nesta semana

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) reinicia nesta semana o Programa Jovem Aprendiz Quotista nas empresas produtoras de maçã de Fraiburgo. As atividades teóricas para os adolescentes (a partir de 14 anos), acontecem no Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo e as aulas práticas serão ministradas nas empresas de maçã parceiras do programa. A conclusão do programa está previsto para a segunda quinzena de novembro deste ano. A turma é composta por 24 adolescentes, de ambos os sexos, filhos de trabalhadores ou produtores rurais. As aulas são ministradas pelo educador Joaquim Tadeu Borges, engenheiro em horticultura, pós-graduado em gestão ambiental. As atividades desenvolvidas dividem-se em 10 módulos correspondendo a 64 horas de prática profissional e 192 horas de núcleo específico, totalizando 256 horas/aula. O primeiro módulo a ser desenvolvido será Colheita e Armazenagem aproveitando o período de safra.

Módulos - Durante o ano serão desenvolvidos os demais módulos previstos no Programa: Botânica e Fisiologia (descrição e comportamento de alguns cultivares de macieiras no sul do Brasil); porta enxerto (polinização e fertilização); dormência da macieira (produção de mudas); escolha, preparo do terreno e plantio (fertilidade do solo e nutrição da macieira); manejo do solo (sistema de plantio); fitossanidade; poda e condução (raleio); aplicação de agrotóxicos e padronização e classificação da maçã. “Cada conteúdo será desenvolvido de acordo com a sazonalidade da cultura da maçã”, explica a supervisora regional Meio-Oeste do Senar/SC, Locenir Tereza de Moura. O programa, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destina-se a jovens com idade a partir de 14 anos.Tem por objetivo a realização de formação profissional rural na produção de maçã, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, dentro dos princípios da proteção integral ao adolescente. “Estes jovens recebem condições especiais, sem prejudicar a escolaridade formal. As atividades são controladas, em ambiente protegido, de acordo com a legislação vigente”, complementa. O Senar/SC, coordenador e patrocinador do Programa, entende que esta prática profissional não é compreendida apenas como uma atividade que visa a produção no trabalho, mas sim como uma importante etapa no processo de aprendizagem.

Aprendizagem - Os jovens atendidos têm os diretos trabalhistas e previdenciários garantidos através de contrato de aprendizagem com as empresas de maçã, recebendo remuneração mensal, durante a realização do curso, sendo que aqueles que obtiverem um bom aproveitamento, poderão ser contratados como funcionários das empresas, após a conclusão do curso de aprendizagem. São parceiros deste Programa, o Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, empresas produtoras de maçã do município e Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo. (MB Comunicação) 

Conteúdos Relacionados