LOCAL MAIS CHUVOSO: Em Calcoene, média anual é de 4.165 mm
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas localizadas na região Amazônica, o município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm. A análise dos dados foi realizada em 2006 pelo pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O município, de apenas sete mil habitantes, está localizado no extremo norte do Brasil, na microrregião do Oiapoque, e abrange uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados. Anteriormente, a literatura citava a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, com uma precipitação média anual de 3.600 mm, como o local mais chuvoso do país.
Chuva 25 dias por mês - O Atlas Climatológico para a Amazônia Legal, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 2001, baseou-se em apenas 100 estações e registros de séries históricas de dez anos. Com essa nova abordagem informações mais detalhadas puderam ser obtidas para a região. A precipitação em Calçoene é cerca de três vezes maior que a registrada na cidade de São Paulo. Entre janeiro e junho foram registrados mais de 25 dias de chuvas em todos os meses, ou seja, chove quase todos os dias. o ano de 2000, foram registrados quase sete mil milímetros de chuva. A pesquisa também permitiu a elaboração de um novo mapa da precipitação na região Amazônica e mostra que existe uma enorme variação nos padrões de distribuição das chuvas.
Stoneheng Amazônico – As principais atividades produtivas do município de Calçoene são a agropecuária, a silvicultura e o garimpo de ouro. A descoberta do ouro no rio Calçoene culminou com o surgimento de vários conflitos entre brasileiros e franceses de Caiena pela posse da terra, a qual foi, em 1900, anexada ao território brasileiro. A identificação de Calçoene como o local mais chuvoso do Brasil reaquece a recente descoberta de um sítio arqueológico nesse local, o “Stonehenge Amazônico”, espécie de altar de pedras, é uma alusão ao complexo monolítico de Stonehenge, em Salisbury, no sul da Inglaterra. Ele é formado por 127 granitos megalíticos alinhados de forma circular, o que lembra um observatório astronômico. Foi construído no período pré-colombiano e, curiosamente, no local de maior incidência de chuvas. (Imprensa Mapa).