LIVE: Consultora em Saúde no Trabalho orienta agentes das cooperativas sobre a Síndrome de Burnout
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Síndrome de Burnout foi tema da live promovida pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), na tarde de sexta-feira (25/11), pela plataforma Microsoft Teams. Destinado aos agentes das cooperativas do Paraná, profissionais que fazem a interlocução com o Sescoop/PR nas áreas de formação profissional, promoção social e monitoramento, o evento somou 50 participantes.
Programação - A programação foi aberta pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e mediado pelo coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Leandro Macioski. A psicóloga, consultora em Saúde no Trabalho e Desenvolvimento Humano e Organizacional e mestre em Psicodinâmica do Trabalho, Ana Silvia Alves Borgo, discorreu sobre o tema. A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Índicador - “Em janeiro de 2020, o Isma (International Stress Management Association) trouxe o indicador de que 72% da população brasileira tinha alguma sequela de estresse e 30% dos trabalhadores já sofriam do Burnout. E, nos últimos três anos, aumentou em 45% concessão de auxílio-doença tendo como motivo essa Síndrome, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Outro fato que justifica a importância de se tratar desse tema é que, em 2022, o Burnout passou a ser considerado doença de trabalho”, ressaltou a palestrante.
Consequências - De acordo com Ana Silvia, a Síndrome de Burnout pode causar sentimentos de fracasso e exaustão, incluindo sintomas psíquicos e físicos, como déficit de concentração, baixa autoestima, pessimismo, alterações de humor, sensação de desesperança, dor de cabeça e insônia. “Para o tratamento, em todos os casos, é necessária a realização de uma entrevista clínica e, ainda, o emprego de outros métodos de avaliação psicológica para confirmar o diagnóstico e descartar outros problemas que possam estar influenciando o quadro”, orientou.
Programa de Saúde Mental - Ao final da live, Macioski informou que, em 2023, o Sescoop/PR vai estruturar um Programa de Saúde Mental direcionado aos profissionais de RH e saúde e segurança no trabalho das cooperativas paranaenses. “Daí a importância de discutirmos a Síndrome de Burnout, já que a saúde mental é um tema que deve ser apresentado com frequência para estimular a participação de todos”, frisou.
Áudio - Clique aqui e confira o áudio sobre a live, produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo.