Líderes jovens cooperativistas têm encontro estadual
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de integrar as lideranças jovens para o seu fortalecimento e desenvolvimento junto às suas cooperativas, trocar experiências entre os participantes e construir em conjunto propostas de ações a serem desenvolvidas, está sendo realizado em Curitiba, hoje (05.09) e amanhã (06.09), o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem, promovido pela Ocepar e Sescoop Paraná. O encontro, que tem a participação de quase uma centena de jovens de diversas cooperativas agropecuárias, foi aberto pela manhã desta segunda-feira, pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, estando presentes ainda o primeiro conferencista, o professor da Unisinos, José Odelso Schneider, Izabel Bento, da Coagru que é a coordenadora da Comissão Nacional Provisória de Jovens da OCB e o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop PR, Leonardo Boesche.
Formação de lideranças – Ao abrir o encontro, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, lembrou que o sistema cooperativista paranaense se destaca em ações direcionadas aos jovens cooperativistas através dos programas Jovemcoop, Cooperjovem, encontro de cooperados das cooperativas de colégios agrícolas e, agora, o encontro de lideranças jovens. “Vocês são a nata desse processo, onde foram escolhidos a dedo para participarem desse processo de formação”, disse Koslovski, apelando para que agarrem essa rara oportunidade com as duas mãos. O presidente da Ocepar frisou que os líderes escolhidos para participarem do encontro terão a responsabilidade de levar às bases o conhecimento que estão adquirindo, para ser disseminado. O objetivo desse trabalho é preparar lideranças jovens que possam contribuir com o desenvolvimento das cooperativas. Koslovski ressaltou que as cooperativas do Paraná provavelmente são as que realizam mais investimentos nessa área em todo o Brasil.
Valores do cooperativismo - O professor Odelso Schneider reconheceu o importante trabalho realizado pela Ocepar na educação e formação das jovens lideranças cooperativistas paranaenses, que se destaca entre os Estados brasileiros. Schneider, que falou sobre a história da educação cooperativista, lembrou que a primeira cooperativa surgiu depois de aproximadamente 1 ano e meio de reuniões de discussão e conscientização entre os integrantes do grupo, e que foi uma reação à exploração dos trabalhadores pelo sistema capitalista vigente no período da revolução industrial. Disse que atualmente o cooperativismo continua sendo uma doutrina capaz de apresentar respostas adequadas aos problemas atuais.
Programa – Ainda pela manhã os jovens assistiram a uma palestra de Ney Guimarães, sobre o tema “Juventude, uma liderança necessária”, e, no começo da tarde, “Integração cooperativista”, com João Carlos de Oliveira. A partir das 15 horas terão oficinas de aprendizagem. Na manhã desta terça-feira, a partir das 8:30 horas, os jovens discutirão, em plenária, o resultado das oficinas de trabalho. O encontro termina com a palestra de Dalmir Sant Anna sobre o tema “A magia do cooperativismo”.