LEITE: Brasil é o terceiro maior produtor do mundo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A produção brasileira de leite cresceu cerca de 4,5%, passando de 30,7 bilhões de litros em 2010 para 32,1 bilhões de litros em 2011. É o que mostram os resultados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com base nos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgados em julho deste ano, o resultado da Pesquisa da Pecuária Municipal coloca o Brasil na terceira posição no ranking dos maiores produtores de leite do mundo, com produção equivalente a 33,2 milhões de toneladas métricas*, aproximadamente.
Índia e EUA - O País só perde para a Índia e Estados Unidos, que produziram cerca de 52,5 milhões e 88,6 milhões de toneladas métricas cada, respectivamente. A Rússia, que ocupava a terceira posição em 2010, registrou queda na produção em 2011 e agora figura na quarta posição, com 31,7 milhões de toneladas métricas. A China ocupa a quinta posição, com 30,7 milhões.
Números positivos - Para Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, associação que representa os produtores nacionais, os números do IBGE são positivos. “O ano de 2011 foi bom para o produtor, quando também registramos um crescimento de 15% no valor total da produção de leite”, afirma.
2012 - Em 2012, a Leite Brasil não espera resultados tão animadores, já que o preço do leite cresceu menos se comparado aos custos de produção, aliado ao aumento expressivo na alimentação do gado, superando assim, a variação nos preços do leite.
Sobre a Leite Brasil - A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Leite Brasil – é uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997, em São Paulo. Tem como objetivo defender institucionalmente os produtores nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizem a atividade e o produto. As três principais bandeiras da organização são a defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção. (Assessoria de Imprensa da Leite Brasil)