LEITE BRASIL: COOPERATIVISMO É SAÍDA PARA CRISE DO LEITE

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Para resolver os problemas de renda na produção de leite, só existe uma saída: o cooperativismo. A surpreendente declaração foi feita pelo Presidente da Associação de Produtores Leite Brasil, Jorge Rubez, ao participar da reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, realizada na última sexta feira em Florianópolis, oportunidade em que estavam presentes representantes de 21 estados brasileiros.

Mercado conturbado - O líder do setor que também é produtor de leite em SP, foi enfático ao afirmar que o mercado do leite está conturbados e sem renda por falta de uma política governamental do leite na área de produção. Ele denunciou que o governo só se preocupa em não faltar leite, não se importando de onde vem, nem quanto o produtor brasileiro está ganhando, e por isso o produto acabou não mãos de poucos compradores, nacionais e estrangeiros que estão ditando os preços da forma que lhes convém. Houve estímulos para aumento da produção, mas ninguém se preocupou com o mercado, afirma Rubez.

Única saída - Na sua opinião, só existe uma saída para o futuro da produção leiteira brasileira. É a reestruturação dos sistema industrial sob o controle dos próprios produtores através de cooperativas. Ele solicitou o empenho dos secretários de agricultura estimulando as cooperativas a voltar a se interessar pelo setor industrial de leite e só assim poder-se-á transferir aos produtores os ganhos da atividade. Hoje maior fatia do produto está nas mãos de intermediários, sobrando pouco para o produtor e custando muito para o consumidor. (Fonte: Fecoagro)

Conteúdos Relacionados