LEGISLATIVO: Sperafico volta à direção da Comissão de Agricultura da Câmara
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O trabalho do deputado federal Dilceu Sperafico (PP-PR), em favor do agricultor e do agronegócio está sendo reconhecido e valorizado pelos colegas parlamentares. Além, de permanecer como membro titular da influente Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, o parlamentar foi eleito para novo cargo no comando do órgão. O parlamentar é o 3º vice-presidente, na direção que tem o deputado Marcos Montes (PFL-MG), como presidente; deputado Assis Miguel Couto (PT-PR), como 1º vice-presidente; e o deputado Waldir Neves (PSDB-MS), como 2º vice-presidente. O mandato é de um ano. Sperafico já havia sido o 1º parlamentar do Paraná, o maior produtor de grãos do País, a assumir a presidência dessa mesma comissão, em 1999, depois de haver sido o 1º vice-presidente no ano anterior.
A Comissão - A comissão, uma das primeiras criadas na Câmara dos Deputados, tem se destacado na defesa dos anseios do setor primário e do produtor rural brasileiro. O deputado foi também o 1º representante paranaense a presidir a Frente Parlamentar da Agricultura, em 2004. O bloco reúne cerca de 160 senadores e deputados federais, comprometidos com a agropecuária nacional, da qual o parlamentar também continua como membro titular. A eleição e posse da nova direção da Comissão de Agricultura aconteceram em reunião realizada na quarta-feira, 14 de fevereiro. "Ficamos muito satisfeitos com a confiança dos colegas deputados e assumimos o compromisso de retribuir esse respaldo com muito trabalho em defesa do agronegócio e do homem do campo, pois assim estaremos defendendo os interesses maiores do País", disse Sperafico.
Recuperação - O setor primário, segundo ele, está iniciando recuperação, graças ao clima favorável, queda nos custos de produção e valorização das principais commodities, como soja e milho, nos mercados nacional e internacional, mas a solução de seus graves problemas continua distante. "Para consolidar esse processo temos ainda muitos desafios pela frente, como a renegociação de antigos débitos, redução de juros e tributos, reavaliação do câmbio, implantação de verdadeiro seguro rural e implementação de política de preços mínimos que garanta a renda do produtor, entre outras questões", acrescentou. "Vamos lutar por essas aspirações do homem do campo, dando tratamento merecido à contribuição do agronegócio ao desenvolvimento econômico e bem-estar social do País. Faremos isso ao longo de todo o novo mandato na direção da comissão, como já fizemos nestes últimos 12 anos", observou o parlamentar. "A agropecuária e os municípios são nossas prioridades e a elas vamos nos dedicar em tempo integral novamente, seja nas votações em plenário, reuniões de comissões, encontros com autoridades e contatos com lideranças do setor primário, que realizamos todos os finais de semana nos municípios que compõe nossa base eleitoral", concluiu Sperafico. (Assessoria parlamentar)