LAR: Resultados de 2010 são apresentados aos cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa Lar, com sede em Medianeira, no Oeste do Estado, cresceu 9,7% em 2010, em relação ao exercício anterior. O faturamento líquido chegou a R$ 1,566 bilhão no ano passado - resultado 3,5% superior ao estimado inicialmente. De acordo com a diretoria, 2010 foi o melhor ano para a cooperativa, que finalizou a implementação de diversos projetos destinados a viabilizar os associados por meio da diversificação das atividades e agregação de valor à produção. Os resultados obtidos pela Lar no ano passado foram apresentados na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada dia 28 de janeiro, com a presença dos cooperados e também do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

 

Investimentos - A cooperativa está concluindo diversas obras iniciadas no ano passado, como a duplicação da Unidade Industrial de Aves, a ampliação das unidades Produtora de Pintainhos, Industrial de Rações e Industrial de Mandioca. Por outro lado, concluiu a implantação das unidades Produtora de Leitões, Produtora de Sêmen Suíno, de Recria de Novilhas e Tecnológica, além da serraria na Unidade de Tratamento de Madeira. Novas lojas da Lar foram inauguradas em Medianeira, completando os investimento na rede existente. Recursos foram aplicados ainda na geração e distribuição de energia; reflorestamento de eucalipto; informática; aluguéis de armazéns e melhoria nos processos, com destaque para a certificação ISO 9001 nas Unidades de Produção de Leitões de Serranópolis do Iguaçu e produção de sêmen de Matelândia. Na área de formação profissional e promoção social foram realizados, com apoio do Sescoop/PR, 194 eventos com 6206 participantes, entre cooperados e seus familiares, e outros 200 eventos destinados aos funcionários, envolvendo 4700 participantes.

 

2011- Após implantar e ampliar importantes projetos em 2010, a Lar pretende operar em capacidade máxima em 2011. Na avicultura, os planos são duplicar a capacidade de abate até o final do ano para atingir 285 mil unidades; na suinocultura, produzir 11 mil matrizes por meio das duas Unidades de Produção de Leitões (UPLs) e iniciar a produção própria de amido de milho. Também, ampliar a recepção de grãos com a implantação de armazém graneleiro para 50 mil toneladas e secador para 200 toneladas em São Miguel do Iguaçu. Construir um silo para 10 mil toneladas e secador de 200 toneladas/hora em Serranópolis do Iguaçu e um secador para processar 200 toneladas/hora em Missal. Outra meta da cooperativa para o ano é definir projeto e iniciar implantação de uma unidade industrial de rações em São Miguel do Iguaçu; estudar a implantação de supermercados em Matelândia e em Foz do Iguaçu; implantar padrões de processos baseados na norma ISO 9001 na unidade de atendimento ao associado de Medianeira; continuar a investir em recursos humanos nos quadros de funcionários e associados; contratar uma instituição acadêmica para melhorar a gestão da cooperativa e dar continuidade às ações de irrigação, articulando com prefeituras e outros órgãos públicos.

Conteúdos Relacionados