LAR: Plantio de mudas nativas reafirma compromisso e responsabilidade da cooperativa com o meio ambiente
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em comemoração ao Dia da Árvore, a Lar Cooperativa realizou mais uma ação com o objetivo de destacar a importância dos recursos naturais para a preservação do nosso planeta. O local escolhido para o plantio das mudas de árvores nativas foi próximo à Unidade Industrial de Aves - UIA em Matelândia (PR), área onde no mês de agosto mais uma nascente foi recuperada através do programa Prioridade Ambiental da Lar, o qual visa promover ações em prol do uso racional dos recursos naturais e o aproveitamento de fontes alternativas, contemplando as faces: água, ar, energia, resíduos sólidos e educação ambiental.
Relevância - “A recuperação de nascentes é um dos projetos de grande relevância para a cooperativa, e possui o objetivo de identificar, recuperar as minas e aumentar o fluxo de água disponível. Através do programa iniciado em 2004 na bacia do rio Xaxim, já foram recuperadas mais de 90 nascentes, e a meta para este ciclo é a recuperação de mais 50”, afirma o Diretor 1º Vice-Presidente da Lar, Lauro Soethe.
Mudas - Para esta ação, foram recebidas 500 mudas de árvores nativas doadas pela UPL, grande parceira da Lar. Parte das mudas foram plantadas por representantes da Lar, da Prefeitura de Matelândia e da UPL no entorno da referida nascente e as demais serão plantadas na área do Xaxim, local onde é realizada a captação de água para abastecimento da UIA. Até o final de 2020 foram plantadas mais de 230 mil árvores, sendo que a Lar destina mais de 2.700 ha em 10 municípios de atuação para o reflorestamento e plantio de mudas nativas. Essas árvores ajudam no sequestro de gases de efeito estufa e na regulação da temperatura, sendo que atualmente essas áreas de reflorestamento também estão sendo utilizadas como insumo para a produção de grãos e na cadeia de produção de alimentos da Lar.
Presenças - Estiveram presentes: Diretor 1º Vice-Presidente Lauro Soethe; prefeito de Matelândia, Maximino Pietrobon; secretário de meio ambiente de Matelândia, Alexandro de Lima Vieira; secretário de agricultura de Matelândia, Camilo Pastore conselheiro de Administração, Jakson Lamin; gerente industrial da avicultura, Lérida Fantin Vargas; gerente da UIA, Rodrigo Lângaro; coordenador industrial Evandro Back; gerente da unidade de atendimento de Matelândia, Thais Lamin; supervisor de manutenção da UIA, Givanildo Vargas; coordenadora de gestão ambiental, Claudiane Moretti; encarregado de gestão ambiental da UIA, Lucas Grosso; consultor técnico comercial da empresa UPL - Alexandre Comar; consultor ambiental Pedro Diesel e equipe de apoio da Lar Cooperativa.
Preocupação - Mais que o ato simbólico de plantar uma árvore, é um momento em a Lar reforça a sua preocupação no uso sustentável dos recursos naturais e sua preservação. (Imprensa Lar)