LAR I: Cooperjovem será implantado em seis escolas de Missal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Programa Cooperjovem, que  visa inserir o aprendizado sobre o cooperativismo no ambiente escolar, será implantado nos seis estabelecimentos de ensino de Missal, no Oeste do Estado: Renascer, Antonio Raposo Tavares, Joaquim Nabuco, Novo Milênio, Olavo Bilac e Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa, contemplando 135 alunos da 4ª série. As atividades serão executadas em conjunto com o Sescoop/PR. O termo de parceria entre as entidades foi assinado no dia 12 de abril, com a participação de representantes da prefeitura, da cooperativa Lar e dos diretores das escolas.

Educação mais humanizada - Para a diretora da escola municipal Joaquim Nabuco, Iara Junges, "nesses tempos em que prevalecem o egoísmo, o individualismo, a competição e a violência, precisamos nos empenhar na busca por uma educação mais humanizada. Acretido que projetos como o Cooperjovem vão nos ajudar a resgatar as boas maneiras, a cortesia, a gratidão, a amizade verdadeira, a esperança, a solidariedade, nos tornando mais humanos. Queremos que vocês, crianças, percebam o quanto atuando juntos fica muito mais fácil atingir um objetivo comum. Juntos, somos mais fortes, portanto, a cooperação é a palavra chave. Aproveitem cada lição desse projeto, buscando levar isso além da sala de aula, além do pátio da escola. Procurem levar cada lição para sua casa, para sua vida, buscando, assim, viver melhor. Que Deus nos abençoe, nos ilumine e nos dê sabedoria para termos êxito nesse trabalho", finalizou a professora Iara.

 

Soma - A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Ivanda Maria Winter Heck, ressaltou que é um novo e belo desafio. Disse ainda que os professores já estão sendo capacitados e que o programa vem somar com a educação do município de Missal. "É uma disciplina extra-curricular que mostrará os valores do cooperativismo, através de suas atitudes, extensivo também à família e à comunidade, em benefício de todos. Nesse ano, todos os alunos das 4ªs séries, de todas as escolas municipais, estão participando, igualmente os professores, coordenadoras e merendeiras. A partir do próximo ano, os mesmos alunos estarão na 5ª série e estaremos no segundo ano desse trabalho, abrangendo mais alunos e professores. Há uma boa expectativa quanto aos resultados, que poderão ser observados no dia dia. Agradecemos ao diretor presidente da Lar, Irineo C. Rodrigues, e ao prefeito Luis Adilto Ferrari por confiar à educação municipal essa ferramenta tão especial que mostra a sua importância ao longo da história". 

 

Expectativa - O prefeito Luis Adilto Ferrari mostrou confiança e alegria com o programa. De acordo com ele, a expectativa  é muito boa em relação ao Cooperjovem, por isso a prefeitura abraçou a causa através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. "Mais de uma centena de alunos aprenderão, praticarão e levarão a cooperação para seus familiares e à comunidade. De forma isolada não há comunidade e o tempo, que é o dono da verdade, mostrará os avanços", disse o prefeito.

 

Projeto importante - Finalizando, o diretor presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, salientou que a cooperativa tem interesse nesse trabalho pois promove a disseminação dos conceitos e fundamentos da doutrina cooperativista, como cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. "O importante para nós é que a prefeitura de Missal, através da Secretaria de Educação, encampou esse projeto, onde a Cooperativa Lar é parceira e conta com a ajuda do Sescoop/PR. É um projeto importante para nós, pois Missal é o berço da Cooperativa Lar, um grande exemplo que deve ser ensinado e praticado".

 

Outras escolas - Na área de ação da Lar, o ensino sobre o cooperativismo também faz parte da grade curricular da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral, de São Roque, em Santa Helena, com  26 alunos de 4ª série, e da Escola Municipal Idalina Pasquotto Bonatto, em Medianeira, com 43 alunos. Ao todo, são 204 alunos contemplados pelo Programa Cooperjovem na região da cooperativa. Em 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei 9.394/96 - criou-se a parte diversificada do ensino. Ela foi concebida para que as escolas pudessem contemplar, em seu currículo escolar, conteúdos que refletissem a realidade local onde estavam inseridas, sem prejuízo da base nacional comum. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Lar)

{gallery}noticias/2011/Abril/20/201142015936/{/gallery}

Conteúdos Relacionados