LAR: Cooperativista cobra ação dos governos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2010/Dezembro/14/20101214143913/{/gallery}No dia 03 de dezembro, foi realizado, em Curitiba, o Encontro Estadual de Cooperativistas, reunindo aproximadamente 1600 cooperados. A Cooperativa Lar esteve representada por 72 líderes e também pela diretoria executiva. Para o diretor-presidente da Cooperativa, Lar Irineo da Costa Rodrigues, foi um bom encontro, porém com menos autoridades presentes, seja por compromissos de transição do governo, seja pela realização no mesmo dia, do evento da Faep, onde lideranças e autoridades tiveram que se dividir para participar.
Alimentos - Uma das palestras do encontro estadual foi com o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que falou sobre perspectivas econômicas no setor produtivo e deixou claro que nos próximos 10 anos, será necessário produzir 20% a mais de alimentos para atender a demanda mundial e para isso o Brasil precisa aumentar a sua produção de alimentos em 40%, há essa oportunidade. O diretor-presidente Irineo, é taxativo sobre o assunto, afirmando que para isso acontecer, o Governo Federal precisa definir uma estratégia, sem falar em política agrícola: "O governo não tem essa estratégia, e não vejo movimentação para que isso aconteça, sobretudo investimentos em infraestrutura. O País tem uma grande oportunidade, mas pode ser desperdiçada, se o governo não montar uma boa estratégia, em direção à essa necessidade de suprir a demanda mundial de alimentos".
Objetivo - O evento é realizado anualmente com a finalidade de promover a interação entre as 240 cooperativas do Paraná, apresentar as ações realizadas pelo Sistema Ocepar durante o ano, comemorar as conquistas obtidas pelo cooperativismo, alinhavar as principais reivindicações do setor para o próximo ano e demonstrar à sociedade a sua capacidade de mobilização, difundindo a cultura cooperativista.
Esperança - No evento houve ainda a presença do futuro Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, um sinômimo de esperança, na avaliação de Irineo. "É uma pessoa conhecida das cooperativas, da Faep e funcionário de carreira da SEAB. Tem tudo para fazer um bom trabalho. Nos últimos 8 anos o Governo Requião foi muito mal na agricultura pois não teve comando, não interagiu com as cooperativas, com os sindicatos, não interagiu com ninguém, portanto não fez trabalho algum. Há muito para ser feito, e esperamos que o novo Secretário Norberto Ortigara, em sua ação, junte forças, para que o trabalho venha a favor da agricultura e do Estado", disse Irineo da Costa Rodrigues, em entrevista ao programa de rádio Lar, na última quarta-feira (08/12). (Imprensa Lar)