Koslovski faz abertura do Fórum dos Presidentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"O momento é de dificuldades, mas talvez seja também uma oportunidade para crescermos". Foi com esta afirmação que o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, abriu mais uma edição do Fórum dos Presidentes de Cooperativas do Paraná nesta quinta-feira (27/10), realizado no hotel Holiday Inn, em Santa Felicidade. O evento conta com a presença de 91 presidentes de cooperativas dos mais diversos ramos. Para Koslovski, as cooperativas, especialmente do setor agropecuário, vivem um momento de extremas dificuldades, não só pelas perdas acumuladas na última safra, quando deixaram de ser produzidas cerca de 6 milhões de toneladas de grãos por causa da estiagem, o que vem se refletindo fortemente na economia dos municípios paranaenses onde as cooperativas atuam. O dirigente também lembrou da constatação de focos de febre aftosa no Mato Grosso e da suspeita da doença ter chegado ao Paraná.
Diferencial - "Vivemos um momento adverso, mas temos que unir forças para encontrarmos saídas, onde as cooperativas são um diferencial importante". Koslovski lembrou do trabalho que a Ocepar, em conjunto com a OCB, tem feito para mudar a realidade. "Até um dia desses tínhamos soluções com a edição de uma medida provisória sobre a cobrança de PIS/Cofins sobre o ato cooperativo, mas que acabou sendo engavetada pelo governo por falta de negociação com os deputados. A crise política parou o governo e ameaça a sociedade. Precisamos achar caminhos para minorar os efeitos da crise no campo na próxima safra", relatou.
Administração das cooperativas - O Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná contou como primeiro palestrante o professor da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Borges Matias, que fez uma análise aprofundada sobre os reflexos na administração das cooperativas. Em seguida, Silvério Orzechowski, da Ocesc, participou de um painel sobre Modelos de Capitalização em Sociedade Cooperativas, que contou com a participação do presidente da Castrolanda e diretor da Ocepar, Frans Borg, e do presidente da Sicredi Campos Gerais, Luiz Alberto Serenado. No período da tarde será a vez do jornalista da Rede Globo, Alexandre Garcia, falar para os dirigentes de cooperativas. Ele fará uma abordagem sobre a atual situação política no País e os possíveis reflexos disso. O Fórum encerra no final da tarde desta quinta-feira com uma avaliação dos dirigentes.