JOVENS: Projeto de formação começa no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Será iniciado pelo Estado do Paraná, na próxima quarta-feira (02/5), o projeto-piloto do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas. Serão três dias de treinamento (2, 3 e 4 de maio) para os futuros professores, que conhecerão a metodologia do programa desenvolvido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). As aulas serão ministradas pela coordenadora de capacitação da Gerência de Apoio e Desenvolvimento a Gestão do Sescoop, Soraya Santos. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Humano (DH) do Sescoop/PR, Humberto César Bridi, em torno de dez professores serão treinados nesta fase piloto do programa. Marcelo Martins, Humberto César Bridi e Vanessa Christofoli de Castro, da área de DH do Sescoop/PR, estarão entre os futuros professores que serão treinados para atuar no programa. As reuniões do treinamento serão realizadas na sede do Sistema Ocepar, na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba.

Lançamento – O lançamento do programa no Paraná ocorreu no dia 11/04. A metodologia e os objetivos foram apresentados pelo gerente de Apoio e Desenvolvimento em Gestão (GADG), José Luiz Pantoja, e o coordenador de Promoção Social da GADG, Jorge Toledo. Pantoja disse que a expectativa é aprender com o programa, experimentando mais uma forma de treinamento para jovens. O próximo estado a receber o treinamento deve ser Santa Catarina. No ano que vem, pela previsão da OCB, o treinamento deve estar disponível no sistema como um todo.

Líderes de amanhã - O Programa de Formação de Jovens Lideranças vai capacitar pessoas para assumir, no futuro, posições de liderança no cooperativismo brasileiro. O projeto tem como foco jovens cooperados, empregados e filhos de sócios de cooperativas, oferecendo alternativa concreta de educação. Esse programa já chamou a atenção inclusive do governo de Angola. Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, a iniciativa é muito importante e o projeto está muito bem formatado. “É necessário preparar novos dirigentes para, no futuro, assumirem cargos de liderança”, comenta Koslovski.   Koslovski esteve na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília, na última quinta-feira (26/4). Em Brasília, o dirigente esteve reunido com o assessor Especial do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles. O objetivo foi discutir a capitalização das cooperativas e o Projeto de Lei 82, que tramita no Senado Federal. (Com informações da OCB) 

Conteúdos Relacionados