Jornalistas e comunicadores se reúnem na Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Profissionais
que atuam nas assessorias de imprensa das cooperativas paranaenses participaram
nesta quinta-feira (4), no auditório da Ocepar, em Curitiba, do Fórum
de Jornalistas e Comunicadores, promovido pela Ocepar com o apoio do Sescoop-Paraná.
Durante o dia todo, ouviram palestras sobre marketing, turismo cooperativo,
fotografia e cooperativismo.
Palestras - Pela manhã, o publicitário, administrador de
empresas, e professor, Rodrigo Rodrigues, falou dos seus 10 anos de experiência
de atuação no mercado, quando abordou o tema: "o marketing
no fortalecimento de uma marca". Em seguida, o gerente de desenvolvimento
humano do Sescoop-Paraná, Leonardo Boesche, apresentou aos jornalistas
o projeto de implantação do Turismo Cooperativo. A tarde o tema
foi fotojornalismo e fotografia digital, a cargo do professor da Universidade
Federal, Oswaldo Santos Lima. O evento foi encerrado com um bate-papo com o
presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que fez um balanço
das atividades realizadas em 2003 e perspectivas para o próximo ano.
Ausência
- Por motivos particulares, o jornalista Heródoto Barbeiro, cancelou
sua vinda a Curitiba e foi a ausência mais sentida por todos os participantes.
Heródoto iria abordar o tema: como administrar o conflito entre a empresa
e a mídia. Heródoto é apresentador do Jornal da CBN, o
programa jornalístico de maior audiência em São Paulo. Acumula
a função de gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio,
empresa das Organizações Globo.
Comunicar-se, a baixo custo, com milhares de cooperados. Esse é o objetivo dos jornais, revistas e programas de rádios mantidos pelas cooperativas. Atualmente, existem 23 jornais e revistas editados pelas cooperativas, na maioria mensais e que atingem cerca de 250 mil leitores, sempre com o objetivo de manter um canal de comunicação entre as cooperativas e seus cooperados e, ao mesmo tempo, repassar novas tecnologias e conhecimentos. Embora a maioria dos jornais e revistas seja das cooperativas de produção agropecuária, também os outros ramos de cooperativas mantém esses informativos para comunicação com seus cooperados.