JOÃO PAULO CUMPRE EXTENSA AGENDA EM BRASÍLIA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante viagem a Brasília, na terça e quarta (06 e 07/08), o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, participou de audiências em vários órgãos do governo federal, entre os quais os ministérios da Fazenda, da Agricultura e Pecuária e também na Casa Civil. Entre os assuntos em pauta os destaques ficaram por conta do Recoop e da discussão sobre o PIS/COFINS. Koslovski ainda cumpriu agenda com o presidente da OCB, Márcio Freitas e com diretores do Banco do Brasil, além de contato com os deputados da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop).
RECOOP e PIS/COFINS - No Ministério da Fazenda, a reunião foi com José Gerardo Fontellis, assessor do ministro Pedro Malan. A conversa foi sobre a necessidade de normatização pelo Comitê Executivo do RECOOP da aplicabilidade das novas normas que reduziram os encargos do programa de IGPD-I + 4% ao ano para 9,75% ao ano fixo; apoio para viabilização do programa apresentado pelo sistema OCB e que tem como objetivo a capitalização das cooperativas de crédito; solicitar medidas urgentes para restabelecer os créditos voltados a exportação; gestões junto ao BNDES para a regulamentação do PRODECOOP (financiamento para as cooperativas na área da infraestrutura e agroindustrialização); e apoio para acelerar a solução relativa as medidas que visam retirar a cobrança do PIS e COFINS do sistema cooperativo.
Pratini de Moraes - No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acompanhado pelo deputado Micheletto, o encontro foi com o ministro Pratini de Moraes. Também estavam presentes o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, o representante da Associação Comercial de Guarapuava e Wienfried Mathias Lehl, representando a Cooperativa Agrária, que foram convidar o ministro para participar de exposição na cidade. Na ocasião, João Paulo Koslovski aproveitou para solicitar a Pratini de Moraes uma solução urgente para a questão do crédito às exportações. Segundo o presidente da Ocepar, o ministro informou que o assunto já havia sido tratado com o presidente Fernando Henrique e o ministro Sérgio Amaral e que o BNDES estaria liberando recursos para atender o setor.
Casa Civil - Com os deputados Moacir Micheletto, Luiz Carlos Heinze e Moca, Koslovski acompanhou reunião com os senhores Carlos Alberto Coutinho e Leonardo Lima com o objetivo específico de discutir a questão relativa à cobrança do PIS/COFINS das cooperativas. Nesse sentido, o presidente da Ocepar destacou que continua o esforço do sistema OCB - apoiado pelos parlamentares da FRENCOOP - na busca de uma solução. O assessor Parlamentar da OCB, Valdir Colatto, também participou da reunião. Sobre o mesmo assunto, Koslovski também manteve contato com o presidente da OCB, Márcio Freitas.
Banco do Brasil - Ainda sobre a questão envolvendo o financiamento de créditos à exportação, João Paulo conversou com Ricardo Alves da Conceição (vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil), e Biramar Neves de Lima (diretor de Agronegócios do Banco do Brasil). Também integraram a pauta diversos assuntos de interesse das cooperativas do Paraná.